Entre os anos 1879 e 1883, desenvolveu-se a Guerra do Pacífico, conhecida também como Guerra do Salitre, Guerra do Guano ou Guerra dos 10 centavos. Nela havia dos lados que se confrontavam: Chile contra as nações aliadas Peru e Bolívia.
No entanto, a Grã-Bretanha se tornou a grande vencedora do conflito, uma vez que após a vitória chilena as empresas britânicas assumiram o controle da extração de minerais em Tarapacá.
Peru, Bolívia e Chile exploravam o comércio de salitre, uma substância muito apreciada, pois serve como fertilizante e é utilizada na fabricação da pólvora. O governo chileno propôs ao boliviano a exploração do salitre em troca do recebimento de um imposto, sendo que a Bolívia aceitou a proposta. No entanto, a Bolívia temia que o Chile continuasse com o controle absoluto do salitre e por este motivo fez uma aliança secreta e defensiva com o Peru em 1873.
O objetivo da aliança entre Peru e Bolívia era impor novas fronteiras entre o Chile e Bolívia, uma vez que ambas as nações discordavam sobre os limites de seu território.
Por último, em 1878, o governo boliviano aumentou os impostos em dez centavos por quintal de salitre, mas o Chile se recusou a pagar.
Diante desse desencontro fronteiriço e pelo controle do salitre, em fevereiro de 1879 o Chile enviou tropas para ocupar o território boliviano de Antofagasta (o exército chileno contou com o apoio financeiro e logístico dos britânicos).
A Bolívia reagiu com uma estratégia dupla: a declaração de guerra contra o Chile e uma aliança militar com o Peru.
A resposta chilena foi imediata declarando guerra tanto à Bolívia como ao Peru, iniciando assim a Guerra do Pacífico.
A guerra começou com as batalhas navais e posteriormente continuou com as terrestres. Após sangrentas batalhas, o Chile se apoderou do litoral de Antofagasta e a Bolívia perdeu sua saída para o mar.
Durante a guerra, o Chile recuperou o controle do salitre e esta circunstância fez com que as condições econômicas do país permitissem continuar o confronto armado. As tropas chilenas foram se impondo aos poucos tanto no território boliviano como no peruano (o exército chileno chegou a ocupar a cidade de Lima durante dois anos).
O domínio militar chileno terminou com o Tratado de Ancón em 1883. As consequências diretas da Guerra do Pacífico foram as seguintes:
1) O Peru perdeu o território de Tarapacá e Arica e em troca as tropas chilenas abandonaram a cidade de Lima.
2) A Bolívia perdeu uma província marítima que incluía os portos de Antofagasta e Cobija, traumatizando o conjunto da sociedade.
3) O Chile expandiu seus territórios em até 180.000 quilômetros quadrados.
4) O controle dos depósitos minerais adquirido pelo Chile acabou nas mãos de empresas britânicas (para alguns historiadores a Grã-Bretanha foi a autêntica vencedora da Guerra do Pacífico).
5) O Peru iniciou um período de instabilidade política levando-o finalmente a uma guerra civil.
Ao longo dos séculos XX e XXI, os governos chileno e boliviano continuam expressando suas discordâncias em relação às consequências da Guerra do Pacífico.
Imagem: Fotolia. JeremyRichards
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2018). Conceito de Guerra do Pacífico. Em https://conceitos.com/guerra-pacifico/. São Paulo, Brasil.