É um aminoácido que produz nosso corpo. Na verdade, trata-se de um dos mais importantes aminoácidos, pois graças a ele se produz a síntese de proteínas em nosso organismo.
Na atualidade se fabrica glutamina em forma de suplemento e seu consumo é orientado para o aumento do rendimento físico de atletas, especialmente aqueles que praticam fisiculturismo. Na verdade, é usado para aumentar a massa muscular, para restaurar os níveis de glicogênio e para melhorar a recuperação física após um treinamento. No mercado este produto é comercializado como L-glutamina e pode ser encontrado em comprimido ou em pó.
No mundo do fisiculturismo a L-glutamina é considerada um produto muito benéfico, pois ajuda a manter a dura carga de treinamentos. Deve-se ressaltar que os músculos se desenvolvem durante o repouso após o exercício físico e é necessário a reconstrução das fibras musculares graças ao suplemento da L-glutamina. Este argumento é defendido por seus consumidores regulares, que muitas vezes combinam esta substância com outros suplementos, como a creatina.
No entanto, segundo os críticos deste suplemento não há nenhuma evidência científica que demonstre seus efeitos para favorecer a síntese de proteínas. Neste sentido, afirma-se que os seus benefícios se baseiam num efeito placebo.
Apesar da discussão entre críticos e defensores, está mostrado que a L-glutamina é útil para pessoas doentes ou com problemas clínicos que necessitam realmente deste tipo de suplemento.
Como muitos outros produtos do mercado, o suplemento da glutamina provoca uma clara divisão, já que para alguns é realmente útil e para outros não é nada mais do que uma fraude com aparência de verdade.
Muitos atletas treinam duramente e, ao mesmo tempo, consumem vários suplementos para alcançar um desempenho físico máximo. Também são consumidos por outras razões: para ganhar peso ou ajudar os idosos com problemas de nutrição. De qualquer forma, os suplementos não devem ser consumidos como uma alternativa aos alimentos tradicionais.
Além da L-glutamina, outros dois suplementos mais populares são os seguintes: a proteína em pó e a creatina. A primeira é consumida para reconstruir os músculos e os tendões após o exercício e a segunda para favorecer o aumento da massa muscular.
Imagem: Fotolia. vbacarin
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (abr., 2017). Conceito de Glutamina. Em https://conceitos.com/glutamina/. São Paulo, Brasil.