É uma árvore de grande tamanho que possui uma copa em forma de pirâmide. Seu tronco é de cor cinza e suas folhas verdes apresentam uma forma de leque peculiar. Possuem flores masculinas e femininas, de modo que em algumas árvores há flores masculinas e em outras femininas. As flores masculinas brotam junto às folhas, possuem uma tonalidade amarelada e ficam penduradas em grupos compactos. Em compensação, as femininas aparecerem sozinhas, ficam situadas na ponta de um caule longo e no final do verão incham e produzem o fruto.
Esta árvore lendária é nativa da China e do Japão e é considerada a árvore mais viva do mundo antigo. Seus benefícios medicinais são extraídos de suas folhas.
As folhas e os extratos desta árvore são encontrados normalmente em lojas de produtos naturais. São consumidas para tratar os sintomas associados ao envelhecimento e para melhorar a circulação sanguínea.
Suas propriedades medicinais estão relacionadas diretamente com a relação de seus componentes. Está comprovado que é especialmente eficaz no alívio de problemas circulatórios, já que seus princípios ativos permitem a dilatação das artérias, das veias e dos capilares. Além disso, promove a circulação do sangue em geral.
Alguns estudos demonstram seus benefícios para potencializar a memória e a capacidade de aprendizagem, graças ao aumento de oxigênio e dos nutrientes que chegam ao cérebro. Devido a isso, é recomendado seu consumo para aqueles que têm algum tipo de transtorno cognitivo associado com a idade. Proporciona também alívio nas pernas e reduz a sensação de frio nas mãos e nos pés, nos casos onde há um distúrbio circulatório.
Em certos casos pode surgir alergia, sensibilidade da pele, dor de cabeça, vômitos ou distúrbios intestinais, mas estes sintomas são leves e passageiros. Por este motivo, é aconselhável informar o médico sobre seu consumo.
Pode ser tomado de várias formas, sendo a mais habitual em cápsulas que podem ser distribuídas no café da manhã, no almoço e na janta.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a cidade de Hiroshima sofreu as consequências da bomba atômica, seis destas árvores sobreviveram e até hoje permanecem no mesmo lugar. Sua grande resistência e longevidade fazem com que esta árvore seja valorizada na medicina tradicional oriental, sendo utilizada há mais de 2000 anos.
Imagem: Fotolia. gitusik
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (maio., 2017). Conceito de Ginkgo Biloba. Em https://conceitos.com/ginkgo-biloba/. São Paulo, Brasil.