Conceito » Tecnologia » Ghosting e Benching

Ghosting e Benching - Conceito, o que é, Significado

As novas tecnologias não só mudou nossa forma de comunicação, mas também serviu para a criação de novas palavras. Os termos ghosting e benching são um claro exemplo dessa nova linguagem associada às redes sociais.

Ghosting

Muitas vezes, dentro das relações sociais que ocorrem nas redes ocorre de alguém não responder as mensagens ou chamadas de outras pessoas. Aquele que deixa de responder se torna uma pessoa desaparecida e quando isso acontece estamos diante de um ghosting.

Este termo em inglês vem precisamente da palavra ghost, que quer dizer fantasma. Assim, o ghosting ocorre quando uma pessoa integrada a uma rede de amigos e conhecidos toma a decisão de desligar-se do grupo. De certa forma, quem age dessa maneira não deixa de ser um fantasma.

Este fenômeno tem dois protagonistas: quem toma a decisão de não responder as mensagens e aquele que espera uma resposta que nunca acontece. O primeiro pode sentir-se culpado por ignorar as mensagens e o segundo provavelmente se sentirá frustrado e ofendido. De qualquer forma, no mundo virtual é relativamente comum que amigos e conhecidos apareçam e em pouco tempo deixem de aparecer misteriosamente.

Benching

O uso do WhatsApp como rede social é um fenômeno global que atinge milhões de usuários. Através de textos e emoticons fica estabelecida uma comunicação imediata e direta com todo tipo de pessoa, sejam amigos, conhecidos, vizinhos ou colegas de trabalho.

Praticar o benching consiste em manter um contato habitual com outra pessoa através do WhatsApp, mas com a intenção de usar essa pessoa como segunda alternativa. Quem utiliza esta estratégia não tem a intenção de ficar pessoalmente com a outra, pois a única coisa que pretende é usá-la em algum sentido.

Vamos imaginar uma jovem que termina uma relação sentimental com seu namorado, mas decide manter contato com ele por acreditar que dessa forma será possível retomar o relacionamento no futuro.

O termo benching provém da expressão to bench, que significa deixar a outra pessoa em segundo plano, como se estivesse num banquinho à espera de uma oportunidade.

O mundo virtual é o cenário perfeito para ghosting e benching

O fato de perder contato com alguém não é um fenômeno novo, pois é tão antigo como a própria humanidade. O mesmo acontece quando uma pessoa é manipulada e lhes fazem acreditar que é importante.

Apesar de estas estratégias fazer parte da condição humana e ocorrer sempre, o ghosting e o benching são fenômenos que só podem ser entendidos no campo das novas tecnologias.

Algo muito parecido acontece com o assédio cibernético, uma vez que o ato de assediar ou maltratar faz parte da maldade humana, assim mesmo esta versão do mal adquire uma nova dimensão no mundo cibernético (não é o mesmo ser assediado por uma pessoa diretamente do que ser assediado por centenas de indivíduos através de uma rede social).

Imagem: Fotolia. Snap2Art

Relacionados:

  1. Sincericídio
  2. Explícito
  3. Furo Jornalístico
  4. Ato Reflexo
  5. LOL, OMG, YOLO, BTW, XOXO, WTF
  6. Dilema Moral
  7. Missiva
  8. Parassíntese
  9. Neuropolítica
  10. Geração Y (millennials)