A fórmula é um método prático de resolver um assunto, dar instruções ou expressar uma operação na área científica. A química e a física são as áreas mais reconhecidas para o emprego de fórmulas. Para os cientistas químicos, uma fórmula permite resolver operações e regularizar convenções na hora de interagir substâncias e matérias. A típica fórmula química está composta por símbolos e índices que se correspondem com seus elementos.
Existem fórmulas químicas muito conhecidas pelo público em geral, por exemplo, a água está composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Para formular um composto utiliza-se o método de nomenclatura sistemática, a Stock, ou então a tradicional.
O emprego de fórmulas em cenários de investigação científica permite compartilhar um método padrão que assegure sua chegada ao mesmo tipo de resultado de forma regulada e mais ou menos previsível. Novas fórmulas aparecem e são firmadas constantemente, e existe uma série de fórmulas convencionais que servem de referência tanto para investigações menores como de alta complexidade.
Na matemática, a fórmula é a modalidade sintática formal que expressa uma proposição desta ciência. As fórmulas matemáticas mais comuns são as compostas por símbolos constantes, de funções e de relação.
Outro caso muito comum de fórmula é o da magistral, aquela utilizada na preparação de componentes farmacêuticos. Este tipo de medicamento se destina a pacientes individuais por suas condições ou necessidades especiais. Este composto é preparado por um farmacêutico credenciado e deve cumprir com uma prescrição facultativa de substâncias medicinais, por normas técnicas e científicas acatadas, além de ser fornecido por uma farmácia devidamente autorizada e com informação ao comprador.
Estas fórmulas podem ser realizadas apenas por um profissional farmacêutico e constitui um dos aspectos mais importantes de sua profissão. O medicamento é feito à medida do paciente, em ocasiões por sofrer de alguma doença rara ou pouco frequente, para que os medicamentos não sejam conseguidos com facilidade.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jun., 2014). Conceito de Fórmula. Em https://conceitos.com/formula/. São Paulo, Brasil.