Conceito » Esporte » Automobilismo

Automobilismo - Conceito, o que é, Significado

No final do século XVIII apareceram os primeiros veículos a vapor. Cem anos depois, o primeiro motor a explosão foi patenteado e em seguida vieram o motor de combustão interno e o motor de quatro tempos. Estes avanços atingiram finalmente os primeiros automóveis no final do século XIX e início do século XX a partir dos fabricantes Benz, Peugeot, Citroen, Ford, entre outros.

Inicialmente, várias competições eram realizadas com um espírito aventureiro, mas foi por volta de 1906 quando o Clube de Automóvel da França organizou a primeira competição em circuito fechado, o Gran Prix de Le Mans.

Em 1909 foi construído o circuito oval de Indianápolis e a lendária corrida das 500 milhas teve início dois anos depois. A partir daí o esporte do automobilismo não deixou de evoluir.

O automobilismo conta com diversas categorias esportivas

Na Fórmula I os pilotos contam um único assento que foi projetado com a tecnologia mais avançada e segundo as normas técnicas da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). O primeiro campeonato desta categoria aconteceu em 1950. As mais variadas corridas integradas nesta competição são conhecidas pelo termo Grande Prêmio ou Grand Prix.

Nas corridas de protótipos os automóveis têm dois assentos e suas rodas são diferentes das usadas com um único assento. As 24 Horas de Daytona ou as 24 Horas de Le Mans são dois exemplos de competições nesta categoria.

O rali é uma modalidade de automobilismo realizado em estradas normais que fecham o trânsito.

Os pilotos e copilotos dão a largada por conta própria e vencem aqueles que percorrem as diversas etapas no menor tempo possível.

As corridas de automóveis de série são normalmente competições curtas e nelas os veículos têm apenas pequenas modificações em relação aos turismos convencionais.

A Fórmula E é uma categoria que teve início em 2014 para testar os automóveis elétricos de único assento. Esta regulada pela Federação Internacional do Automóvel. Em 2018, terá início a competição internacional de automóveis elétricos e seu nome será Eletric GT. Está previsto que dentro de poucos anos uma categoria será incorporada com veículos sem piloto com o nome de Roborace.

O drifting é uma categoria de exibição

Esta modalidade de condução tem algumas características especiais. Consiste basicamente em fazer o automóvel derrapar. Para isso, o veículo precisa de uma tração traseira, um autoblocante, um potente freio de mão e um elevado número de cavalos.

Os pilotos precisam ser muito habilidosos quando se trata de jogar o peso do carro e sua reação nas curvas.

Imagens: Fotolia. Nischaporn, Katia

Relacionados:

  1. Fórmula 1
  2. Gasóleo ou Diesel
  3. Veículo Híbrido
  4. Ciclismo
  5. Octanagem
  6. Atletismo
  7. Mundial de Clubes
  8. Handebol
  9. Copa Libertadores
  10. As Sete Maravilhas do Mundo Antigo