Formaldeído - Conceito, o que é, Significado

A indústria química permite a criação de todo tipo de produto para a vida diária. No entanto, muitas vezes, certas substâncias químicas têm um potencial nocivo. Neste sentido, o formaldeído é um gás transparente com muitos usos industriais, mas não está isento de riscos para a saúde das pessoas.

Principais propriedades químicas

O formaldeído metanal é um composto químico, mais especificamente, um aldeído simples. Trata-se de uma substância volátil e altamente inflamável.

Sua fórmula química é a CH2O e pode ser obtida pela oxidação do metanol na presença de catalisadores metálicos e óxidos metálicos, como o cobre, a prata e o molibdênio.

Em condições normais de temperatura e pressão é um gás incolor, com um odor penetrante e muito solúvel na água.

Um produto usado em todo tipo de setores

Este produto era usado antigamente como desinfetante e atualmente é empregado na conservação de amostras biológicas.

Além disso, este composto orgânico é muito usado em diversos setores, pois é utilizado na fabricação de medicamentos, para fabricar chapas de madeira de tipo MDF, na elaboração de tecidos, cosméticos e na fabricação de plásticos. O formaldeído também aparece na fumaça dos cigarros.

Os produtos com queratina utilizados nos salões de cabeleireiro também contêm esta substância. Este tóxico está muito presente na maioria dos lares, seja nos móveis ou em alguns tecidos.

O formaldeído é um composto tóxico que demonstrou ter propriedades cancerígenas em diversos experimentos com animais

Esta substância está presente no meio ambiente de forma natural, porém com concentrações muito baixas. Neste sentido, ajuda certas reações metabólicas de animais e plantas.

Sua produção de maneira natural não causa nenhum efeito nocivo sobre os organismos vivos, mas a exposição a grandes quantidades obtidas quimicamente causa efeitos na saúde.

Este produto pode entrar no corpo humano através de duas vias: pelas vias respiratórias ou através do contato com a pele.

No ser humano, o contato com esta substância pode provocar irritação no nariz e nos olhos, inclusive reações alérgicas.

Quando ingerido pode causar graves reações: perda do conhecimento, convulsões e até mesmo a morte. A exposição em longo prazo pode provocar reações similares à asma.

As crianças estão expostas ao formaldeído quando dormem em berços de madeira fabricados com esta substância ou através do contato da pele com alguns tecidos.

Imagem: Fotolia. bos

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: