Os organismos vivos, incluindo os seres humanos, têm a necessidade de eliminar substâncias de resíduos. Para referir a este fenômeno fisiológico empregamos o termo excreção.
As funções metabólicas de todos os seres vivos geram substâncias que devem ser descartadas. Estas substâncias podem ser tóxicas ou benéficas e seu processo de expulsão deve ser realizado através de um sistema de excreção.
O processo metabólico dos organismos ocorre de duas maneiras possíveis: com reações anabólicas e catabólicas. As primeiras são aquelas que formam os polímeros, ou seja, as moléculas grandes (exemplos de macromoléculas seriam o amido, a celulose e as proteínas). As segundas consistem na fragmentação de macromoléculas com a finalidade de formar moléculas menores (por exemplo, os aminoácidos são fragmentações de proteínas e a glicose é resultado da decomposição de açúcares).
Consequentemente, tanto as reações catabólicas como as anabólicas formam o metabolismo de um organismo.
Para que um ser humano mantenha bons níveis em seu metabolismo é necessário que haja um sistema de equilíbrio, também conhecido como sistema homeostático. Este sistema permite equilibrar várias funções:
1) a regulação das concentrações sanguíneas de íons de sódio, potássio, cloro e cálcio;
2) a regulação do conteúdo de água no sangue;
3) a retenção de nutrientes como a glicose ou os aminoácidos;
4) a manutenção de ph do sangue;
5) a secreção de hormônios;
6) a eliminação de resíduos. Este último item da homeostase se refere aos produtos de excreção.
O primeiro se refere à saída de liquido através do órgão excretor. O segundo se refere ao transporte de substâncias. Já o terceiro à eliminação de moléculas do meio interno.
Nosso organismo possui um sistema excretor. Através dele eliminamos todas as substâncias de resíduos. Este sistema é formado pelos seguintes órgãos: o aparelho urinário é formado pelos rins e as vias urinárias responsável de eliminar a urina, enquanto que o cólon ou intestino grosso elimina as fezes pelo ânus.
Vale destacar que o fígado também intervém no sistema de excreção, pois transformam as gorduras e as proteínas em produtos de resíduos como a ureia.
Por último, os pulmões também atuam como um órgão de excreção, pois permitem a eliminação de CO2.
Imagem: Fotolia. koti
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jan., 2018). Conceito de Excreção. Em https://conceitos.com/excrecao/. São Paulo, Brasil.