Conceito » Saúde » Distresse

Conceito de Distresse

Existem diferentes tipos de estresse. Há um estresse positivo, por exemplo, o eutresse. É uma espécie de nervosismo que mostra a relação existente em forma de causa e efeito entre uma inquietação interior e um fato objetivo externo. No entanto, o estresse é um grave problema de saúde que afeta a pessoa fisicamente. Isto ocorre quando o estresse é negativo e neste caso recebe o nome de distresse.

Quando o desconforto se torna crônico a pessoa afetada precisa fazer um esforço sobre-humano para cumprir com sua jornada de trabalho. Simplesmente porque, neste caso, o estresse contamina o bem-estar dessa pessoa, provocando dor e sofrimento. O estresse negativo é como um peso invisível que o afetado carrega sobre seus ombros durante a maior parte do tempo. Diante deste peso constante, é preciso fazer um esforço extra para realmente saber enfrentá-lo.

Estresse negativo

Geralmente, o distresse é consequência também de não atender os sintomas do estresse em sua fase inicial. Desta maneira, o corpo envia um sinal definitivo de que algo não está bem no interior do afetado, que sofre excessivamente por tudo o que acontece com ele. O estresse surge particularmente com picos elevados, diante de imprevistos que alteram a agenda do protagonista. Ainda mais, a pessoa que se sente transbordada com essa mudança, com tudo o que está ao seu redor.

A partir desta perspectiva, o afetado interpreta a realidade como um sofrimento excessivo que dói e machuca. Posiciona-se diante da expectativa de um novo dia como uma ameaça. Ou seja, o medo e o pensamento negativo também produzem esta realidade.

São muitos os sintomas físicos que podem estar em conexão com uma origem emocional. Por exemplo, é possível sofrer uma fadiga crônica, dor nas costas, dor de cabeça, inclusive experimentar uma alteração no apetite.

Remédios do estresse negativo

Como aliviar o estresse negativo? Neste caso, é aconselhável fazer uma mudança no estilo de vida para dar espaço à pausa e à tranquilidade de viver.

Por exemplo, vale a pena reorganizar a agenda para dar um lugar ao descanso. Também é aconselhável praticar um hobby, alguma atividade de lazer e tempo livre com a qual o simples fato de viver o presente se torna uma evasão saudável. É recomendável incentivar o exercício físico, caminhar mais e usar menos o transporte. As viagens de lazer são também outra forma de prazer emocional.

Alguns chás também têm a finalidade terapêutica de aliviar o estresse, da mesma forma que os exercícios de relaxamento e a prática de ioga.

Imagem: Fotolia. dodoardo

Relacionados:

  1. Eustress (estresse positivo)
  2. Estresse Pós-traumático
  3. Ansiedade
  4. Pessoa Perfeccionista
  5. Turismofobia
  6. Polifagia
  7. Ânion
  8. Ameaça
  9. Astenia
  10. Depressão