Conceito » Cultura » Escape Room

Escape Room - Conceito, o que é, Significado

O mundo do lazer e do entretenimento surge sempre com novas propostas. O Escape Room, que literalmente significa "escape do quarto", surgiu em 2006 na Califórnia, mais especificamente em Silicon Valey.

Do virtual ao mundo real

Em suas origens este jogo foi concebido para a realidade virtual, pois se tratava de um videogame inspirado nos romances policiais de Agatha Cristhie. No entanto, em pouco tempo foi adaptado ao mundo real e hoje em dia o Escape Room é uma modalidade de entretenimento generalizada em todo o mundo, especialmente entre os mais jovens.

Atualmente, na maioria das principais cidades, existem competições por equipe

Mecânica do jogo

Um grupo de jogadores fica preso em uma sala e o objetivo do jogo é resolver um enigma antes de uma hora. As provas a serem superadas são expostas inicialmente pelos organizadores e podem ser de todo tipo: jogos, adivinhações, quebra-cabeças, encontrar objetos escondidos, etc. De qualquer forma, trata-se de utilizar a inteligência dos participantes para encontrar a solução de um mistério.

Para tornar o jogo mais atraente é comum enquadrá-lo em um contexto específico. Neste sentido, existem ambientes medievais, de ficção científica, de mistério, futuristas, de aventura, etc.

Durante os 60 minutos de duração os jogadores são observados pelos organizadores através de um monitor. Assim, se houver qualquer tipo de problema ou os jogadores quiserem deixar de participar podem entrar em contato com os organizadores e finalizar sua atividade.

As chaves do sucesso

O Escape Room é uma atividade que chama a atenção por vários motivos:

1) os participantes devem cooperar e trabalhar em equipe para superar o desafio,

2) o jogo tem um componente misterioso e enigmático,

3) a inteligência é o fator determinante para conseguir resolver o enigma.

O sucesso desta nova forma de lazer se baseia nos seguintes ingredientes: um bom ambiente, um desafio de difícil resolução e a interação dos participantes. Pode-se dizer que o Escape Room tem algo dos romances de mistério e de um jogo de inteligência ambientado em um contexto sugestivo, no entanto, por tratar-se de uma atividade em equipe consiste em uma proposta lúdica ideal para compartilhar um tempo com os amigos.

Imagem: Fotolia. rafo

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: