O vocábulo eolionimia é formado pela combinação de dois termos, eolo e nimia. Como se sabe, Eolo era o deus dos ventos na mitologia grega. O sufixo nimia significa nome. Assim, a eolionimia é o conjunto de nomes utilizados para mencionar os diferentes tipos de ventos. Sua força traz informações relevantes aos navegadores, meteorologistas, agricultores e pilotos. Os sopros do Eolo são capazes de criar energia e, ao mesmo tempo, provocar uma destruição devastadora.
Na verdade, se as coisas não vão bem, dizemos que o vento está em nosso favor; já se as coisas vão mal temos que lutar contra o vento e contra maré.
O vento é um fenômeno da natureza que tem incomodado o ser humano desde os tempos mais antigos. A intensidade e a força de cada vento têm um significado e um significante diferente em cada território.
Se focarmos na geografia espanhola, os ventos mais populares são: abrego, cierzo, galerna, levante, poniente, terral, tramontana, entre outros. Cada um tem sua particularidade, seja por sua origem, temperatura ou intensidade.
Na Argentina é famoso o vento frio e seco que ocorre em La Pampa, conhecido como pampero. O sudestada, o zonda, o norte, o cudo e o kóshkil também são ventos muito populares.
No Chile, o vento do leste é conhecido como puelche, uma palavra que vem da língua falada pelos mapuches. O puelche equivalente a zonda da Argentina ou o abrego da Espanha. No entanto, em cada território da geografia chilena o mesmo vento tem um nome diferente, como raco, terral ou puihua.
Além dos vários nomes que recebem cada vento, vale lembrar que este fenômeno tem outras denominações. Se sua força é baixa se fala de brisa, se é intenso de vendaval ou temporal e se vai acompanhada de fortes chuvas é chamado de furacão.
A medição exata da intensidade do vento é um fator de extrema importância para o estudo dos fenômenos meteorológicos. A escala Beaufort é a ferramenta científica que permite medir sua velocidade. Esta escala começou a ser utilizada na França no início do século XIX, pois até então não havia uma forma objetiva de avaliar a força do vento.
Imagem: Fotolia. Spectral
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (maio., 2017). Conceito de Eolionimia. Em https://conceitos.com/eolionimia/. São Paulo, Brasil.