Como sugerido pelo seu próprio nome, as energias limpas são aqueles que não poluem o meio ambiente. Deve-se destacar que o rótulo de energia limpa também é conhecido como energia renovável. Por outro lado, as fontes de energia opostas às limpas são poluentes e não renováveis, como o petróleo e o gás.
As fontes de energia limpas são baseadas no uso de recursos naturais, principalmente o sol, o vento, a água e a energia de provém do interior da terra ou da energia geotérmica.
O sol gera energia que pode ser traduzido em calor e eletricidade. Os raios do sol são convertidos em energia térmica ou elétrica com a qual é possível aquecer os lares e proporcionar luz. Para que isso se torne possível são empregados vários sistemas fotovoltaicos e painéis solares.
O vento movimenta as pás de uma turbina eólica e a energia obtida por sua vez produz a eletricidade. Considera-se uma energia limpa porque o vento é um recurso inesgotável que não está associado a nenhuma agressão contra o meio ambiente. As turbinas começaram a ser desenvolvidas após a crise do petróleo, em 1973, quando se descobriu que o petróleo é uma fonte de energia não renovável, poluente e que pode gerar instabilidade econômica mundial.
Esta energia é obtida a partir do calor interno da Terra. Nela concentram-se os chamados reservatórios geotérmicos. Deve-se destacar que o centro da Terra é quase tão quente como o sol e o calor que vem do seu interior pode ser aproveitado. Para que isso se torne possível deve haver uma fonte de calor e um aquífero quente que possa ser atravessado pela água que provém das fontes naturais subterrâneas. Quando isso ocorre, os reservatórios geotérmicos transformar a energia da eletricidade para aquecer casas, estufas ou para secagem de madeira.
Nos últimos anos, houve vários avanços significativos na busca de alternativas energéticas não poluentes. Neste sentido, são muitas as propostas:
1) foram projetadas novas turbinas de vento para armazenar melhor a energia eólica;
2) a força das marés e das ondas são canalizadas na energia maremotriz;
3) as células solares são cada vez mais finas e isso favorece sua eficiência energética.
Imagem: Fotolia. vencav
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (fev., 2017). Conceito de Energias Limpas. Em https://conceitos.com/energias-limpas/. São Paulo, Brasil.