Conceito » Aprender » Quiromancia

Quiromancia - Conceito, o que é, Significado

O conhecimento científico nos permite obter respostas sobre os fenômenos naturais. No entanto, existem muitas perguntas que não podem ser explicadas com critérios estritamente científicos. Esta limitação faz com que outros conhecimentos e disciplinas procurem nos dar algum tipo de luz.

Uma técnica de adivinhação através das mãos

A leitura das mãos é conhecida como Quiromancia. Esta palavra vem do grego e é formada por dois elementos: khéir que equivale a mão e mantéia que quer dizer adivinhação. A arte da quiromancia é praticada desde a antiguidade, sendo a China e a Índia que deram início a esta tradição milenar. Com o passar do tempo, tanto gregos como romanos, assim como os hebreus adotaram esta técnica de adivinhação.

Os praticantes da quiromancia afirmam que as energias planetárias se manifestam nas mãos. Assim, as formas que envolvem a palma da mão correspondem a um planeta (por exemplo, na parte lateral se manifesta Marte, abaixo do dedo mínimo se encontra Mercúrio e embaixo do dedo indicador se manifesta o poder de Júpiter).

Em relação às linhas da mão, há três tipos: as que expressam o destino do indivíduo, as relacionadas à sua educação e as secundárias. Entre elas, destaca-se a chamada linha de vida. Ao contrário do que se afirma popularmente, a linha da vida não revela a quantidade de anos que vamos viver, mas sim a essência da personalidade e a força vital do indivíduo.

Outro aspecto relevante é a forma dos dedos. Neste sentido, costuma-se dizer que pessoas que tem o dedo polegar separado são muito práticas, que dedos longos e afiados correspondem às habilidades artísticas e os dedos com articulações marcadas indicam que o indivíduo é reflexivo.

Os praticantes desta disciplina afirmam que as terminações nervosas da mão são um reflexo da atividade cerebral de cada pessoa. De qualquer forma, as conclusões do quiromante não pretendem ser certezas absolutas, mas uma simples orientação sobre os fatores que condicionam a existência do indivíduo.

Como outras maneiras ou formas de adivinhação, a quiromancia é considerada uma pseudociência

O leque de técnicas de adivinhação é muito amplo. A geomancia interpreta o futuro através da terra, a hidromancia se baseia na distribuição da água, a metoposcopia interpreta as rugas faciais e a ornitomancia é baseada no significado do voo das aves. Estas e muitas outras técnicas de previsão estão profundamente enraizadas na maioria das culturas, uma vez que são praticadas há milhares de anos.

Apesar de responder às grandes preocupações que afetam o ser humano, as propostas são rejeitadas pela comunidade científica.

Imagem Fotolia: MysticaLink

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: