A eletricidade é um fenômeno físico, cujo propulsor são as cargas elétricas e a energia promovida que podem ser manifestadas, seja por expressões dentro da área física, luminosa, assim como contemplando a área mecânica ou térmica.
Embora seja abstrata na maioria de suas expressões, como por exemplo, no funcionamento do sistema nervoso do ser humano, a eletricidade pode ser vista “mais real” nos raios quando se desenvolve uma forte tempestade. Também, a eletricidade é fundamental para o funcionamento de máquinas e sistemas complexos, como também para o funcionamento de pequenos eletrodomésticos.
A eletricidade tem origem pelas cargas elétricas que estão paradas ou em movimento e também por suas interações. Existem dois tipos de cargas elétricas, umas positivas (prótons) e outras negativas (elétrons).
Embora durante os séculos XVII e XVIII vários científicos e físicos se dedicaram no estudo da eletricidade, foi recentemente no século XIX com as equações de Maxwell que se unificaram em uma teoria à eletricidade e ao magnetismo como duas manifestações de um mesmo fenômeno. O telégrafo e a iluminação (de ruas e casas) foram as primeiras manifestações destes estudos que permitiram um aproveitamento para melhorar a qualidade de vida dos seres humanos.
Neste sentido, a eletricidade pode ser aproveitada de diferentes maneiras para gerar pelo menos três recursos: luz (lâmpadas), calor (sistemas de aquecimento) e sinais (sistemas eletrônicos).
Na atualidade, a eletricidade se tornou um bem que a maioria das pessoas que habitam o planeta Terra dispõe e utiliza comumente em suas vidas cotidianas. E para muitos, é praticamente impossível viver sem os seus benefícios.
Por causa da superpopulação e, sobretudo, pela concentração de população nas grandes cidades do mundo, o tema da geração de eletricidade é um tópico frequente nas cúpulas mundiais sobre o meio ambiente e desenvolvimento humano.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (abr., 2014). Conceito de Eletricidade. Em https://conceitos.com/eletricidade/. São Paulo, Brasil.