Conceito » Aprender » Divergência

Divergência - Conceito, o que é, Significado

DivergenciaDenomina-se divergência à circunstância em que duas ou mais pessoas apresentam posturas diferentes em relação a um determinado tema. A divergência é expressa em assuntos públicos e com certo grau de relevância em uma determinada comunidade. É uma situação habitual em sociedades abertas que primam pela liberdade de expressão e por onde cada pessoa pode manifestar publicamente seu ponto de vista e perspectiva. No entanto, em sociedades que tentam impor um discurso único, as divergências são removidas pela ação do estado, esta questão costuma acontecer em regimes totalitários.

Em certas ocasiões, a divergência é mais do que uma simples oposição de um ponto de vista. Ela costuma ser vista como um meio de chegar a um conhecimento mais profundo sobre um tema específico. Na verdade, a abordagem de posturas divergentes faz com que uma cada delas mostre os defeitos da outra e que se consiga chegar a um bom senso. Esta circunstância está relacionada com o diálogo e teve certo grau de formulação teórica dentro do plano filosófico. Vale lembrar o modo que Platão apresentava a visão de Sócrates dentro da polêmica sobre um determinado assunto. Assim, esta dialética pode manifestar novas posições e a partir desta divergência criar novas perspectivas que possam ser úteis.

A divergência também deve ser vista desta maneira para o observador de um debate que tem contato com ideias que parecem explicar uma realidade a partir de várias perspectivas. Isso permite formar e gerar um critério próprio a partir destas abordagens e falhas que cada postura possa ter. Um claro exemplo desta circunstância pode ser evidenciado nos debates entre candidatos que tratam de ocupar um cargo público. Este cenário geralmente apresenta uma divergência nos assuntos de interesse público. Graças a ele, um eleitor pode obter a informação necessária sobre cada assunto e tomar a decisão que considera adequada.

Portanto a divergência deve ser considerada como uma circunstância natural esperada em uma sociedade com certo grau de maturidade e respeito à liberdade de expressão. Isto, claro, dentro dos limites de respeito mútuo e convivência. De maneira nenhuma a possibilidade de divergir deve ser considerada como uma forma de permitir a libertinagem ou o descrédito ao outro.

Relacionados:

  1. Autoritarismo
  2. Assembleia
  3. Contextualizar
  4. Senso Comum
  5. Opinião Pública
  6. Sociedade Mercantil
  7. Violência
  8. Atitude
  9. Multiculturalismo
  10. Julgamento