A distopia é um conceito usado diferentemente de utopia, uma vez que denomina o mundo imaginário normalmente criado para a literatura ou para a sétima arte. É caracterizada por ser desagradável e indesejável de viver. Como se sabe, a utopia também propõe um mundo que não existe na realidade, mas que se anseia a chegar e alcançar uma vez, pois implica em harmonia, paz e amor, ou seja, em todas as situações desejáveis e queridas para a maioria das pessoas.
A área da política foi a primeira em utilizar este conceito por volta do século XIX, através do dirigente político John Mill que utilizou esta representação em um dos seus discursos parlamentares.
Vale destacar que boa parte dos romances ou históricas de distopia utiliza ou parte de fatos reais que acontecem nas comunidades; ainda mais pelo conteúdo negativo que ostentam acabam gerando acontecimentos desagradáveis e totalmente disfuncionais para a harmonia e saúde da sociedade.
Muitos comportamentos claramente negativos são tomados como ações primordiais das distopias, porque é evidente que são capazes de desencadear cenários e modelo de países totalmente injustos e desequilibrados. Isto é, a distopia muitas vezes age como um aviso do que pode acontecer se as alterações concretas e benéficas não ocorrem na direção política ou social, entre outros.
Um dos exemplos mais paradigmáticos e claros de distopia, no campo da literatura, é o livro 1984 do escritor inglês George Orwell. Nele, Orwell aborda como é a vida de uma comunidade monitorada a cada minuto pelas autoridades e que são dominadas pela propaganda política. Seu personagem central, Winston Smith, é o único que tenta viver e relembrar o passado como uma ferramenta para rebelar-se contra esse presente tão opressivo.
Através desse trabalho, Orwell procura fazer uma forte crítica ao totalitarismo, ou seja, mostra a repressão e a falta de liberdade que se submete uma sociedade no sentido da terrível consequência que é viver em um estado de ditadura.
Imagem: Fotolia. studiostoks
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (mar., 2017). Conceito de Distopia. Em https://conceitos.com/distopia/. São Paulo, Brasil.