Conceito » Ciência » Distância Percorrida e Deslocamento

Distância Percorrida e Deslocamento - Conceito, o que é, Significado

A linguagem corrente nem sempre coincide com a linguagem científica. Isto é o que acontece com os dois conceitos analisados. Assim, na comunicação cotidiana a distância percorrida e o deslocamento são termos que expressam a mesma ideia, mas isso não acontece se falarmos da linguagem da física.

Diferença entre ambos

Se entre o ponto A e o ponto B se traça um linha reta, sua medição corresponde ao deslocamento. Em compensação, o trajeto específico realizado entre A e B é a distância percorrida. Portanto, em um deslocamento de 100 metros é possível empregar a distância percorrida muito maior, já que entre o ponto A e o ponto B há uma série de movimentos intermediários que não estão em linha reta em todos os casos.

A distância é o espaço percorrido por um objeto durante o seu movimento, enquanto que o deslocamento se refere à distância e à direção da posição final em relação à posição inicial de um objeto. A distância percorrida é uma magnitude escalar, o que significa que possui uma magnitude de medida.

O deslocamento, no entanto, é uma magnitude vetorial, que é expressa por uma magnitude, uma unidade de medida e a direção. Tanto a distância como o deslocamento são expressos em metros.

Um exemplo concreto

Vamos imaginar que uma pessoa caminha em torno de uma piscina e percorre 15 metros em direção ao norte, em seguida 10 metros a oeste e, finalmente, mais 15 metros ao sul. Neste caso, a distância percorrida é igual à soma das diferentes distâncias, isto é, um total de 40 metros (15 m + 10 m + 15 m). O deslocamento é a distância em linha reta e neste caso atinge 10 metros.

A cinemática é a ciência que estuda o movimento

De modo geral, pode-se dizer que algo se move quando muda de posição em relação a um ponto considerado fixo e conhecido como ponto de referência. No entanto, todos os possíveis pontos de referência do universo estão em movimento.

Embora não pareça à primeira vista, nosso planeta se desloca constantemente, assim a ideia de ponto fixo é relativa. Na prática, percebemos a Terra como se não estivesse em movimento e para explicar este fenômeno empregamos conceitos associados ao movimento, como a distância percorrida e o deslocamento.

A cinemática estuda os diversos tipos de movimento dependendo da sua trajetória. Conhecer o caminho do movimento de qualquer objeto pode ser muito importante para algumas áreas do conhecimento.

Imagem: Fotolia. JJAVA

Relacionados:

  1. Efeito Coriolis
  2. Isometria
  3. Linha Curva
  4. Aceleração
  5. Réplica (Sismologia)
  6. A Posteriori e A Priori
  7. Via Crucis
  8. Lugar Geométrico
  9. Geometria Espacial
  10. Movimento Browniano