Conceito » Educação » Displicência

Displicência - Conceito, o que é, Significado

Aquele que se comporta com desprezo frente ao próximo, age com relutância e expressa indiferença pelos demais, além de ter um comportamento displicente. Supõe uma atitude pouco respeitosa e própria de pessoas soberbas e intolerantes.

Etimologicamente, o termo displicência provém do latim, mais especificamente do vocábulo displicentia.

A atitude displicente é o lado oposto da amabilidade, do respeito e da boa educação. No trato com os demais, há uma regra geral não escrita que vale lembrar: devemos tratar os outros como gostaríamos de ser tratados.

Uma conduta inapropriada e antissocial

A atitude de indiferença é o lado oposto da bondade, respeito e boas maneiras. Em lidar com os outros, há uma regra não escrita geral para lembrar: devemos tratar os outros como gostaríamos de ser tratados.

A pessoa displicente podem ter razões pessoais para comportar-se com arrogância e indiferença, seja por acreditar ser superior ou porque não lhe importa o que acontece com os demais. Apesar de suas razões, sua atitude indica má educação e nenhuma empatia.

Falta de compromisso

A palavra displicência nem sempre é usado para descrever o comportamento depreciativo para com o outro, já que em certas ocasiões se refere à falta de interesse em uma atividade. Qualquer pessoa que realiza uma tarefa ou atividade sem determinação e interesse pode ser considerada também como hostil. Neste sentido, sua atitude não se projeta sobre a outra pessoa, mas se manifesta em uma atividade particular.

O estudante desmotivado em seus estudos e um trabalhador que não compromete com seu serviço são exemplos típicos de um comportamento displicente. Às vezes, certos gestos ou tons de voz (como um bocejo ou uma careta expressando falta de interesse) podem ser considerados como displicentes.

As pessoas que normalmente se comportam com apatia ao executar uma tarefa se sentem desconectadas emocionalmente. Em outras palavras, cumprem com suas obrigações, mas sem nenhum tipo de entusiasmo pelo que estão fazendo.

Embora em alguns casos possa haver uma razão para justificar este comportamento (por exemplo, alguém que trabalha em uma situação de exploração), a atitude displicente é uma reação psicologicamente prejudicial e imprudente. Então, temos que cumprir uma obrigação porque não há escolha, é preferível fazer com um mínimo de entusiasmo e não com preguiça e negligência.

Termos antônimos

Para compreender o verdadeiro significado de uma palavra pode ser útil recordar as palavras com um significado oposto, ou seja, antônimos. Neste sentido, cortesia, bondade, amabilidade, agrado e satisfação são alguns dos antônimos de displicência.

Imagem: Fotolia. pavel_shishkin

Relacionados:

  1. Afabilidade
  2. Bom Trato
  3. Vanglória
  4. Respeito
  5. Misantropia
  6. Espúrio
  7. Frivolidade
  8. Incredulidade
  9. Agressividade
  10. Sabe-tudo