Dilema Moral - Conceito, o que é, Significado

Dilema-MoralO termo dilema moral se refere a uma circunstância particular onde qualquer decisão tomada possa evitar um mal que pode causar outros problemas. Essas incógnitas que pertencem ao campo da ética e das discussões sobre o assunto são expressas há séculos, sem entrar em circunstâncias específicas, tratando o problema do ponto de vista abstrato e genérico. Atualmente, com o desenvolvimento da tecnologia e a interferência em muitas áreas da experiência humana, o tema foi revitalizado não só do ponto de vista teórico ou abstrata, mas como uma forma adequada no que se refere à tomada de decisões. Assim, por exemplo, uma disciplina típica onde se apresenta a possibilidade de responder a diversos dilemas morais é denominada como bioética, que é responsável por responder a casos específicos em que à preservação da saúde leva a casos que facilmente podem ser enquadrados como dilemas morais.

Como mencionado acima, os dilemas morais são uma preocupação desde a antiguidade. A capacidade que uma pessoa mostra para resolvê-los explica sua sabedoria, sua habilidade de responder a circunstâncias internas relacionadas à vida. Um exemplo claro são as historias bíblicas em que o rei Salomão devolve a uma criança o peito de sua mãe. Como duas mulheres reclamavam ser a mãe da criança e lutavam por isso, Salomão deu a ordem que cortasse a criança ao meio e desse uma parte para cada mulher. Uma delas desistiu dizendo que preferia que a outra mulher ficasse com a criança e que estaria de acordo com a decisão. Salomão reconheceu graças a esta simulação, quem dizia a verdade e quem mentia, e assim a mulher que queria preservar a vida da criança seria a verdadeira mãe.

Em geral, o critério utilizado para resolver um dilema moral em que qualquer decisão tomada envolve dificuldades, deve-se escolher a opção que provoque um mal menor. A guerra, por exemplo, é uma situação indesejável, pois em determinadas circunstâncias é um mal menor comparado a outras opções. Por exemplo, pensemos no caso da Segunda Guerra Mundial e as consequências que poderiam resultar em deixar a Alemanha continuar sua missão. Tais fatos mostram como é importante que a tomada de decisões em momentos críticos revela um dilema moral.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: