A palavra dialética admite vários usos. Dialética é o nome recebido por parte da Filosofia que trata de suas razões, leis, formas e maneiras de expressar-se.
Originalmente, a palavra dialética exerce a função de designar um método de conversação ou de argumentação análoga a qual chamamos hoje de lógica, então, no século XVIII, a palavra adquiriu um novo significado, que é o de discurso e que se opõe a uma determinada concepção, tese e manifestação dos problemas e das contradições e antíteses. Deste confronto, surge a síntese, que é a resolução ou uma nova compreensão sobre o problema.
Em seu uso geral e amplo, a dialética envolve tudo aquilo que é próprio ou relacionado a este ramo da filosofia.
Também, a sucessão ordenada de verdades ou razões derivadas uns dos outros se denomina como dialética.
Por outro lado, o método de raciocínio que enfrenta posturas diferentes com a missão de confrontá-las e a partir delas obter a verdade, é conhecido como dialética.
E a arte do diálogo e do convencimento sobre algo ou alguém também é chamada de dialética.
Por sua vez, o materialismo dialético é a denominação formal que recebe a corrente do materialismo filosófico que segue as explicações de Friedrich Engels de Karl Marx. Este pensamento propõe a matéria como o substrato de toda realidade objetiva e subjetiva, emancipa a supremacia da matéria sobre a consciência e o espiritual e defende o conhecimento do mundo graças a sua natureza material.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (abr., 2014). Conceito de Dialética. Em https://conceitos.com/dialetica/. São Paulo, Brasil.