Custo - Conceito, o que é, Significado

CustoO custo pode ser definido um recurso que se renuncia ou sacrifica para alcançar um objetivo específico. Trata-se de um termo utilizado eminentemente na teoria econômica, embora também seja aplicado em outras áreas.

Por outro lado, o custo não tem o porquê de ser algo explícito, no entanto, também pode ser implícito quando nos referimos ao custo de oportunidades, expresso como aquilo que deixamos de lado para conseguir outra coisa.

Deve-se ressaltar que o termo custo pode ser utilizado indistintamente já que se refere ao mesmo conceito.

Classificação dos custos

Existem muitas formas de classificar os custos segundo o critério que se pretende. Desta maneira, seguindo os períodos de contabilidade é possível diferenciar entre os custos corrente, previstos e diferidos. Os primeiros acontecem durante o mesmo ciclo de produção que correspondem, enquanto que os previstos antecipam os encargos do custo no momento do seu pagamento. Por último, os diferidos são frutos das despesas realizadas de forma prorrogada.

Por outro lado, segundo a função que desempenha os custos, como são contabilizados nas contas de produção pode ser: industriais comerciais ou financeiros. Enquanto, é atendida a forma que é atribuída às unidades produtivas que fala de custos indiretos (não podem ser atribuídos com precisão e a divisão) e custos diretos (seu impacto monetário sobre o produto é claramente delimitada).

Finalmente, também é possível estabelecer uma classificação dos custos através da sua versatilidade, podendo diferenciar-se entre custos fixos (que não dependem da mudança de produção), semifixos e variáveis (dependem completamente das unidades a produzir).

Elementos do custo de produção

Dentro dos custos utilizados na economia, o da produção é o mais conhecido e habitual em todo o mundo. Pode ser definido como a quantidade de recursos que são necessários na fabricação de um bem e que se compõe em três elementos.

Em primeiro lugar estão as matérias-primas, elementos físicos necessários para consumir durante o processo de produção e alcançar um bem. Por outro lado, está a mão de obra, essencial na transformação das matérias-primas e que se avalia pela quantidade de trabalho que os operários necessitam aplicar durante a elaboração do produto. E por último, os custos indiretos de produção, que são compostos por todos aqueles custos que se aplicam durante a produção de um bem, mas que são dificilmente identificáveis.

Imagem: iStock. AzmanJaka

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: