Ácido Nítrico - Conceito, o que é, Significado

A fórmula química deste composto é o HNO3. Trata-se de um líquido com aparência variável, já que pode ser incolor ou então amarelado. É um composto solúvel em água e, embora não seja combustível, pode acelerar a combustão de alguns materiais. Por outro lado, é um composto inorgânico muito tóxico que permite a corrosão de certos tecidos e metais. É formado a partir da oxidação do amôniaco.

O ácido nítrico pode decompor-se e gerar óxidos de nitrogênio, dos quais são especialmente tóxicos quando há um aumento de temperatura. As primeiras referências históricas desta substância datam o século XIII.

Um agente oxidante muito potente e de diversos usos

Alguns explosivos como a nitroglicerina e o TNT são fabricados com ácido nítrico. Também é usado para preparar nitratos orgânicos que são utilizados como fertilizantes nitrogenados para certos cultivos.

Alguns metais como o alumínio ou o aço inoxidável são protegidos superficialmente por esta substância (o processo realizado é conhecido como passivação).

Na técnica de água-forte empregada na gravura os artistas utilizam placas ou lâminas que são tratadas com este ácido. Também é usado na restauração de objetos de bronze e madeira.

É igualmente usado em alguns setores industriais, especialmente na fabricação de placas eletrônicas e no setor metalúrgico.

Pode ser empregado na indústria farmacêutica, na fabricação de corantes e tintas, assim como na elaboração do nitrato de amônio. Os plásticos elaborados com nitrocelulose também incorporam pequenas quantidades de ácido nítrico.

Na imprensa antiga era usado como agente oxidante na preparação de litografias.

Uma substância que deve ser manuseada com um rigoroso protocolo de segurança

Como outras substâncias químicas, esta tem alguns riscos para a saúde. Por ser um produto irritante, pode ocasionar queimaduras e úlceras ao entrar em contato com a pele. Sua inalação é muito prejudicial para o sistema respiratório e as pessoas que inalam seus vapores de maneira habitual têm mais riscos de sofrer de câncer de laringe. Por outro lado, causa erosão nos dentes e provoca irritação nos olhos.

Para evitar qualquer risco para a saúde, recomenda-se que o ácido nítrico seja armazenado em local seco e fresco e com ventilação adequada. Os recipientes onde este produto deve ser mantido podem ser de aço inoxidável, alumínio ou vidro protegido.

Imagem: Fotolia. ollaweila

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: