Conceito » Ciência » Maleabilidade

Maleabilidade - Conceito, o que é, Significado

Certos materiais têm certo grau de elasticidade e para isso se utiliza o conceito maleabilidade. Desta maneira, a maleabilidade é a propriedade de um material a ser modificado. Normalmente este termo está relacionado com os metais.

Propriedades mecânicas dos metais

Cada metal possui características particulares. Todas elas se referem à capacidade que tem de suportar as forças aplicadas sobre si mesmas. As propriedades mecânicas permitem saber se um metal está apto ou não para um uso específico.

Existem propriedades mecânicas do tipo dúctil que se referem à sua resistência. Algumas delas são as seguintes: a plasticidade se refere à capacidade permanente de deformar-se sem nunca quebrar; a ductilidade ou maleabilidade é a capacidade de formar um objeto de metal; a dureza de um metal é sua resistência para ser penetrada, a resiliência é a quantidade de energia que um metal pode absorver após um impacto e a elasticidade é a deformação de um metal quando está submetida à determinada carga. As propriedades mecânicas dos metais trazem informação fundamental para o designer de objetos perduráveis e eficazes.

A maleabilidade dos metais

Esta propriedade permite que um metal possa deformar sem chegar a romper-se. Deve-se destacar que o vocábulo maleável provém do latim malleus, que significa martelo. O martelo tem sido a ferramenta tradicional na transformação dos metais. Alguns dos metais mais maleáveis são o ouro, o alumínio e o ferro.

Devido a sua maleabilidade o ouro pode deformar com facilidade sem chegar a romper-se e por este motivo é um metal altamente valorizado nas joalherias. No caso do alumínio sua elasticidade faz com que o metal possa converter-se em lâminas para fabricar todo tipo de utensílio. No caso do ferro, vale lembrar que este metal foi o mais desenvolvido na chamada Idade dos Metais que teve início com o cobre e o bronze.

O ouro, o alumínio e o ferro são maleáveis porque suas moléculas deslizam umas sobre as outras e não são fáceis de destruir. Assim mesmo, esta propriedade faz com que os três metais sejam resistentes diante da corrosão ou da oxidação.

A relação com as pessoas

Podemos também referir às pessoas ou às organizações humanas em termos de maleabilidade. Neste sentido, esta palavra é utilizada normalmente com uma conotação pejorativa. Assim, um indivíduo é maleável quando é fácil de mudar de ideia ou opinião.

Inclusive, utiliza-se o adjetivo maleável como sinônimo de dócil e neste caso se emprega um sentido positivo, pois as pessoas dóceis são obedientes e fáceis de lidar.

Imagem: Fotolia. Berna Safoglu

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: