Conceito » História » Prócer

Prócer - Conceito, o que é, Significado

O prócer é o pai de uma nação. Em outras palavras, o pai da pátria. Isto significa que a denominação prócer é como um título honorífico que distingue uma pessoa considerada como uma das fundadoras de uma nação. Por outro lado, o termo prócer se refere aos personagens ilustres de um país, ou seja, aqueles indivíduos que conseguiram passar a história por algum motivo, por seus méritos políticos, militares, artísticos ou de outra índole.

Os próceres da América Latina

No contexto da América Latina, há uma tradição cultural estabelecida pela qual se honra a memória dos seus filhos ilustres, os próceres. Este reconhecimento se reflete em uma série de monumentos comemorativos, entre os quais podemos citar o “Paseo dos Próceres” na Venezuela ou a “Coluna dos Próceres” na cidade de Guayaquil, no Equador.

O fato de que os povos latino-americanos reconhecem seus próceres se deve a sua história compartilhada. Neste sentido, países como Argentina, Colômbia, Venezuela, Equador e Chile têm algo em comum: conseguiram sua independência da Espanha porque seus povos foram liderados por libertadores. Assim, personagens como San Martin, Bolívar e Sucre são libertadores e, por extensão, próceres (heróis nacionais).

O papel dos próceres na sociedade

A figura do prócer pode ser vista como um herói nacional. Sua exaltação tem várias dimensões. É uma maneira de lembrar a história através dos seus personagens mais destacados. Além disso, o prócer é uma referência social e um exemplo a seguir. Assim como na tradição cristã existem os mártires e os santos, na vida política e social de um país a referência são os próceres. Esta referência tem uma dimensão política, mas também de ordem moral.

Na vida cotidiana os próceres estão presentes em todo tipo de símbolo: nas várias moedas nacionais, no nome das nações (isto acontece com a Venezuela, cujo nome oficial é República Bolivariana da Venezuela) e em qualquer tipo de elemento simbólico. Assim, os heróis nacionais estão presentes no dia a dia e seu papel na história é lembrado de maneira permanente.

Além dos próceres mencionados podemos destacar outros, como Miguel Hidalgo (um sacerdote e militar que lutou na independência do México), Bernardo O'Higgins (um político e militar chileno que liderou a luta pela independência) e José Martí (um escritor cubano que protagonizou a independência do seu povo e até hoje é uma figura que representa o povo cubano).

Imagem: Fotolia. filipefrazao

Relacionados:

  1. A Chorona
  2. A Carta da Jamaica (1815)
  3. Fidalgo
  4. Pátria
  5. Ingerência
  6. Cidadania
  7. Estado Multiétnico
  8. Nação
  9. Etnocídio
  10. Carta Democrática