Conceito » Aprender » Controle Social

Controle Social - Conceito, o que é, Significado

Control-SocialControle social é denominado pelo tipo de atividade própria de governos autoritários que condicionam o comportamento da sociedade em um determinado sentido, geralmente relacionado pelo fato de serem obedientes e carentes em relação ao regime em questão. No controle social são colocadas em prática inúmeras oportunidades, especialmente os regimes totalitários do século XX, como por exemplo, o fascismo, o comunismo, etc. O Controle social se refere tanto ao plano político como ao plano econômico, geralmente tem a aprovação de um pequeno setor da população que se beneficia dos demais.

O controle social utiliza inúmeros métodos, mas dentro deles o papel da propaganda é de grande importância. Assim, há uma divulgação constante de muitas mentiras, embora não sejam acreditadas por todos, mas que geram um canal de dúvidas e incertezas. A fim de manter a população em um estado de medo, agressividade e apoio ao regime, são criados bodes expiatórios para todos os problemas que existem no país. Inimigos costumam guardar todos os males que sofrem e tem a finalidade de resolver qualquer responsabilidade do governo em questão. Quando esse tipo de atitude e estratégia não é mais suficiente, aumenta a agressividade para que a população fique em estado de choque e não necessite de ação crítica.

No entanto, este tipo de atividade tem consequências ruins em longo prazo. De fato, existem teorias desenvolvidas que explicam as dificuldades que um controle social tem e as consequências negativas para aquele que a promove. Quando pretende controlar a população um dos principais objetivos é apropriar-se dos recursos econômicos para controlá-los. Essa circunstância é percebida pelos agentes produtores que deixaram de produzir em excesso por temer a retirada desse excedente. Como consequência, a economia fica parada e isentam estes recursos que são necessários para manter o regime. Neste caso a população pode ficar impaciente devido à escassez existente e começa a fazer exigências cada vez maiores. Neste ponto, a tentativa de controle social pode ser feita através do medo e com repressão aos desistentes.

Relacionados:

  1. Censura
  2. Fascismo
  3. Desenvolvimento Social
  4. Trabalho Social
  5. Regime Antigo
  6. Estado Social
  7. Engenharia Sanitária
  8. Estatização
  9. Golpismo
  10. Agressividade