Conceito » Direito » Zoocria

Zoocria - Conceito, o que é, Significado

Os animais selvagens podem viver em cativeiro. Esta atividade é conhecida como zoocria e seus centros especializados são os zoocriadeiros. Seu propósito é diverso: comércio de animais exóticos, conservação de espécies protegidas, obtenção de subprodutos de origem animal e pesquisa científica.

A zoocria é uma alternativa ao comércio ilegal de espécies

Existe um mercado negro relacionado aos animais selvagens. Este mercado não é apenas ilegal, mas também provoca o desaparecimento gradual de espécies protegidas. Para frear esta atividade comercial foram aprovadas leis com o objetivo de regular os zoocriadeiros. Nestes centros, os animais são criados de acordo com protocolos rígidos que garantem suas condições alimentares e sanitárias. Desta maneira, a zoocria se tornou uma atividade lucrativa, mas dentro de um quadro legal.

O mercado dos zoocriadeiros

Dos animais em cativeiro é possível obter produtos para a indústria da carne, de peles e cosméticos. Assim mesmo, algumas espécies de animais exóticos se tornam animais de estimação, como acontece com alguns répteis e pássaros. Os aquários e os zoológicos são alguns dos clientes dos zoocrideiros.

Em países como Colômbia, México ou Brasil, os zoocriadeiros foram implantados para oferecer uma alternativa viável de negócio para as comunidades rurais isoladas e empobrecidas.

A zoocria está relacionada com o debate sobre os direitos dos animais

O negócio dos animais tem um fim lógico e lucrativo. Para alguns, este tipo de atividade é totalmente legítimo e seus defensores afirmam que há uma oferta porque existe demanda no mercado. Por outro lado, a zoocria é uma alternativa válida para proteger a fauna silvestre ameaçada, uma vez que sem esses centros muitas espécies teriam desaparecido ou estariam em perigo de extinção. A partir de outra perspectiva, considera-se que a zoocria é contrária aos direitos dos animais, pois a vida animal em cativeiro causa problemas de saúde e mudanças no comportamento dos animais.

Muitos zoológicos são abastecidos pelos zoocriadeiros e esta realidade gera também um intenso debate. Os defensores dos zoológicos afirmam que estes centros têm um propósito educacional e formativo e, consequentemente, uma visita ao zoológico nos permite conscientizar-se da necessidade de proteger as espécies ameaçadas de extinção. Os oponentes aos zoológicos dizem que os animais devem viver em seu habitat natural onde precisam ser protegidos contra qualquer tipo de ameaça.

Imagem: Fotolia. Pascal Huot

Relacionados:

  1. Cativeiro
  2. Zoologia
  3. Pedigree
  4. PETA
  5. Híbrido (Biologia)
  6. Espécie Endêmica
  7. Animal
  8. Animais Terrestres e Aquáticos
  9. Reserva Natural
  10. Espécie Invasora