Conceito » Ciência » Concreto Asfáltico

Concreto Asfáltico - Conceito, o que é, Significado

O concreto asfáltico, também conhecido como cimento asfáltico, betão betuminoso, entre outros termos, é uma substância pegajosa de cor preta que se obtém após um processo de destilação do petróleo. Este material é utilizado basicamente para pavimentar as estradas e para isso é misturado com outras rochas e minerais de diferentes tamanhos.

Além das estradas é usado em todo tipo de obras civis: estacionamentos, aeroportos, espaços públicos, etc.

Nem todas as misturas asfálticas são iguais

A temperatura da mistura é um fator determinante para criar um asfalto ou outro. A mistura asfáltica quente é a mais generalizada e permite uma melhor expansão e compactação na base. Para alguns tipos de pavimentos é preferível uma mistura asfáltica a frio. Outras misturas são a porosa ou drenante, os microaglomerados e as massas.

Opta-se por uma versão ou outra em função de algumas circunstâncias: o tipo de infraestrutura, quando se trata de uma reabilitação da base, a categoria do tráfego, as exigências normativas de segurança viária ou a topografia do terreno.

Suas características fazem dela uma mistura perfeita para construir estradas

É especialmente resistente na hora de suportar o tráfego rodado. Por outro lado, adapta-se aos pneus dos mais variados tipos de veículos. Por ser impermeável, evita a passagem da água e pode alterar a cimentação da estrada.

O concreto asfáltico apresenta também algumas "patologias"

As diferentes misturas de asfalto podem levar a anomalias no pavimento. Neste sentido, os erros mais comuns que se cometem são os seguintes:

1) uma mistura incorreta ou defeituosa,

2) uma compactação deficiente (por exemplo, com argamassas rígidas),

3) um cálculo imperfeito na densidade das partículas minerais empregadas,

4) uma mistura com umidade excessiva,

5) um pavimento com furos que facilitam a filtração da água.

Últimos avanços

As possíveis deficiências e limitações do concreto asfáltico fez com que os especialistas buscassem novas soluções. Nos últimos anos, um novo tipo de asfalto está sendo pesquisado. Trata-se ainda de um projeto, mas que pretende superar algumas limitações (o novo material pode ser reparado por si só pelo impacto do calor emitido pelo Sol ou então por meio de uma tecnologia com eletroímãs que aumentam a temperatura do asfalto).

Em suma, os engenheiros estão buscando três avanços importantes: o autorreparo, a durabilidade do pavimento e a economia.

Do ponto de vista econômico, fica muito caro introduzir este tipo de asfalto em todas as estradas, mas em longo prazo haveria uma redução no custo devido à economia na manutenção.

Imagens Fotolia: Gajus, UMB-O

Relacionados:

  1. Mistura
  2. Couro Ecológico
  3. Molécula
  4. Saponificação
  5. Elementos Químicos
  6. Haxixe
  7. Octanagem
  8. Drywall (Placas de Gesso)
  9. Química Geral
  10. Homogêneo