Conceito de Cleptocracia

Clepto signica roubo em grego e cracia quer dizer forma de governo. Portanto, o conceito cleptocracia expressa que o governo de um povo está baseado no roubo. Em outras palavras, aqueles que dirigem estas instituições se dedicam ao enriquecimento pessoal e às diversas formas de corrupção política.

A cleptocracia se torna evidente de muitas maneiras: através de escândalos financeiros envolvendo o Estado, representantes políticos ligados ao branqueamento de dinheiro ou à evasão de capitais, diversas formas de clientelismo e uma longa lista de procedimentos ilegais que se encontram estreitamente associadas à atividade política. Independentemente de quais sejam os mecanismos de corrupção empregados, amplos os setores da sociedade têm a percepção de que o governo do seu país é corrupto.

A cleptocracia é uma doença que afeta a atividade política e o conjunto da sociedade

O exercício da política apresenta duas possíveis abordagens pessoais: pessoas envolvidas para servir a cidadania ou aqueles que usam a política para defender seus interesses pessoais.

O governo de ladrões pode fazer parte de um regime capitalista ou comunista, de um sistema democrático ou ditatorial, de um governo de direita ou esquerda, de um país rico ou pobre. A busca pelo enriquecimento pessoal através da atividade política depende dos valores éticos dos indivíduos e do conjunto da sociedade.

Se uma pessoa está convencida de que seu país é governado por corruptos e ladrões, esta ideia pode ter todo tipo de consequência: não votar nas eleições, não confiar em qualquer partido ou movimento político e até mesmo pensar já que os políticos roubam, o cidadão também roubar na medida do possível.

A degeneração da política é uma questão que foi abordada por filósofos como Platão ou Aristóteles há 2500 anos

Platão acreditava que a democracia era um sistema de governo imperfeito e não desejável, pois produzia desordem social e injustiça, uma vez que mandavam aqueles que sabiam manipular a massa e não os mais capazes. Um dos males da democracia é precisamente a cleptocracia.

Segundo Aristóteles a democracia era um sistema de governo com certos perigos associados:

1) que as multidões impunham sua vontade recorrendo à violência;

2) a vontade coletiva é manipulável através de demagogia;

3) os regimes democráticos populistas pode levar a um governo despótico para acabar favorecendo a cleptocracia.

Imagem: Fotolia. francovolpato

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (fev., 2017). Conceito de Cleptocracia. Em https://conceitos.com/cleptocracia/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre