Conceito » Ecología » Ciclogênese

Ciclogênese - Conceito, o que é, Significado

Se refere à formação de um ciclone ou tempestade. Deve-se levar em conta que na formação de um ciclone o fator meteorológico determinante é a pressão atmosférica.

A ciclogênese e a pressão atmosférica

A atmosfera possui diferentes camadas que se estendem ao longo de 300 quilômetros. Apesar do escasso peso do ar, existem trezentos quilômetros de ar que multiplicado por seu peso produzem 10 milhões de toneladas. Isto significa que sobre cada metro quadrado há mil toneladas de ar e assim cada pessoa suporta sobre si mesma uns 200 quilos de peso.

A pressão atmosférica é a força exercida pelo ar na atmosfera. Esta pressão diminui com a altura, em contrapartida, a pressão atmosférica afeta a temperatura. Tudo isso forma as tempestades ou ciclones devido a uma área com diferentes pressões atmosféricas.

Assim, as tempestades são áreas de baixa pressão na qual o ar é absorvido, condensado e esfriado. Como resultado desse processo, a água acumulada na condensação se torna chuva.

Em suma, trata-se de um conjunto de fenômenos que ocorre na formação de tempestades ou ciclones. Logicamente, um fenômeno contrário às tempestades seria um anticiclone.

Cicogênese explosiva

As baixas pressões geram precipitações de maior ou menor intensidade, assim como fortes ventos. Podemos chamar de ciclogênese explosiva quando a tempestade ou o ciclone ocorrem de maneira repentina.

Para receber a qualificação de explosiva é necessário que a pressão atmosférica desça pelo menos 20 milibares em 24 horas

Em outras palavras, trata-se de uma tempestade de grande intensa que ocorre após a queda da pressão atmosférica em um período de tempo muito curto. Este fenômeno atmosférico leva a uma forte tempestade com chuva intensa e grandes ondas, assim como fortes rajadas de vento.

O perigo deste tipo de ciclogênese é o fator surpresa, algo que pode afetar severamente a navegação marítima e aérea, pois se passa de uma situação estável para ventos muito fortes e intensos. Obviamente estes ventos afetam também a circulação terrestre e representam um perigo para a integridade física das pessoas.

Da mesma forma que os furacões e outros fenômenos atmosféricos, a ciclogênese explosiva também recebe uma denominação específica.

Imagem: Fotolia. mast3r

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: