Conceito » Saúde » Celulite

Celulite - Conceito, o que é, Significado

A celulite é uma alteração do tecido subcutâneo, que afeta uma alta percentagem da população feminina adulta. Cabe destacar que a celulite nem sempre está relacionada ao excesso de peso, uma vez meninas magras também podem ter áreas com "pele de casca de laranja".

As coxas são especialmente vulneráveis diante deste aspecto estético. A pele é uma parte muito importante do corpo e a aparência da celulite, muitas vezes afeta a autoestima daquelas que sofrem, especialmente nos meses mais quentes quando as idas à praia e à piscina são mais frequentes.

Pele de casca de laranja

Não existem tratamentos milagrosos para a celulite desaparecer permanentemente, mas há medidas terapêuticas para reduzir sua presença ou visibilidade estética. Existem também produtos anticelulites em forma de gel ou creme que são vendidos nas farmácias ou nos supermercados. Para oferecer resultados visíveis é essencial aplicar constantemente.

Além disso, o aparecimento da celulite pode agravar-se quando há um estilo de vida marcado pelo sedentário e uma dieta pouco equilibrada. Mudanças bruscas de peso também podem aumentar o risco da pele de casca de laranja. Não só a hidratação externa deve ser aplicada através de cremes corporais, mas também a hidratação interior. A água é a melhor bebida por seu valor depurativo.

A prática de exercícios aeróbicos é também uma boa medida para prevenir o aparecimento da celulite. Esta doença metabólica pode afetar também o homem, no entanto, geralmente são as mulheres que mais sofrem.

Causas da celulite

Outros fatores também podem propiciar o aparecimento da celulite, por exemplo, o uso de roupas muito apertadas que oprimem o corpo

Da mesma forma, o tabaco é outro agente que prejudica a saúde do fumante neste sentido. O estresse é um dos maiores inimigos da nossa época, podendo alterar a circulação sanguínea.

Aquelas pessoas que trabalham durante muito tempo em pé, também são mais vulneráveis a esse problema estético e de saúde. A genética é outro elemento que deve ser levado em conta, uma vez que a celulite pode estar influenciada por um componente hereditário, caso outros membros da família também tenham sofrido no passado. Além disso, as alterações hormonais são outro elemento de risco.

Imagem: Fotolia. pavlovski

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: