Catarse - Conceito, o que é, Significado

CatarseA palavra catarse procede da filosofia grega. Autores ilustres como Aristóteles já falaram sobre esta questão. A catarse se refere à liberação das paixões, ou seja, à expressão dos sentimentos interiores que causam uma sensação de plena liberdade e pureza. Ela também se refere a um fato que marca um ponto de inflexão na vida de uma pessoa, bem como uma série de emoções e sentimentos a partir de um acontecimento gerado por uma cadeia de reações do mundo emocional. Nesse caso, a verdadeira catarse acontece quando uma pessoa consegue liberar todas essas emoções internas.

A catarse também está vinculada ao efeito de um drama. Desta forma, o ser humano pode experimentá-la através da arte. Por exemplo, quando num filme se desata um transtorno emocional por causa da empatia de um espectador em relação à história. O espectador projeta seus sentimentos e emoções nos protagonistas principais do filme e, dessa forma, consegue colocar para fora suas verdadeiras emoções.

Através desse processo, o ser humano se sente melhor consigo mesmo, libera tudo o que lhe prejudica internamente e recarrega sua energia emocional graças à expressão interna que surge da liberdade.

A catarse é uma descarga emocional que surge da compaixão e do medo. Duas emoções com um efeito imediato. Os filósofos gregos consideram que a alma humana se purifica através da compaixão e do medo, estas movem o espírito e criam um turbilhão de sensações.

Embora a catarse esteja relacionada com o medo e a compaixão, vale destacar que o processo de purificação das paixões também poder partir do riso, por causa do seu alto poder de libertação a nível terapêutico: uma pessoa que ri de verdade em determinado momento se sente melhor consigo mesma a ponto de conseguir deixar de lado por um tempo todas suas preocupações, angústias, medos, ansiedades e qualquer tipo de incômodo interior graças ao bem-estar que surge de uma boa e sincera gargalhada. A catarse possui alto valor antropológico e também terapêutico.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: