Conceito » Ecología » Brassica Napus

Brassica Napus - Conceito, o que é, Significado

Esta planta procedente da Europa e da família cruciferae é usada normalmente como forragem para alimentar o gado devido ao seu alto teor de proteína. Por outro lado, possui sementes com as quais é possível produzir óleo para o consumo humano ou como biodiesel. Ao mesmo tempo, recebe a visita das abelhas para o processo de polinização. Devido ao mau uso de herbicidas pode se tornar uma erva daninha.

Principais características

É uma planta normalmente anual. Sua raiz é grossa e suas folhas são serrilhadas. As flores se agrupam em cachos e apresentam uma cor amarela. Cresce em terrenos bem drenados, necessita de pouca água e se adapta bem aos períodos de seca.

Quanto à sua semeadura, o período ideal é o final do verão.

Uma planta medicinal

A Brassica Napus possui propriedades curativas. Sua raiz, também conhecida como nabo, apresenta diversos usos medicinais: alivia a coceira na pele, acalma a tosse, reduz os efeitos da bronquite, combate o reumatismo e a coqueluche, elimina os cálculos biliares e é um remédio laxante.

Para que seus efeitos de cura sejam eficazes, é necessário um preparo correto (normalmente, ferve-se meio litro de água com a raiz e em seguida se toma uma xícara quente).

Uma planta muito conhecida na Galícia

Na cozinha popular, suas folhas são cozidas e utilizadas para preparar ensopados (esta tradição se encontra enraizada em algumas cidades galegas, pois serve para temperar o caldo galego). Por outro lado, a forragem obtida é empregada para complementar a alimentação do gado quando as pastagens são insuficientes.

Na Galícia, sua raiz é chamada de nabo, as folhas tenras são as nabizas e os grelos fazem referência aos caules tenros que aparecem durante o florescimento da planta.

Os grelos provêm do nabo, estão muito presentes nos mercados e servem para preparar alguns pratos típicos: lacão com grelos, mexidos ou cozidos. Este vegetal tem um sabor intenso e antes de ser utilizado na cozinha deve ser preparado adequadamente (lavam-se os grelos com água morna, eliminam-se as folhas amarelas e se a variedade da planta tiver um sabor muito amargo, ferve-se o vegetal).

É difícil encontrar grelos frescos nos mercados mais afastados de Galícia. Embora na atualidade este vegetal seja apreciado por suas propriedades anticancerígenas e antioxidantes, antigamente era considerado um vegetal pernicioso para a saúde.

Tanto as nabizas como os grelos são uma importante fonte de vitaminas A, E e C, assim como de potássio e ferro.

Imagens Fotolia. Sebastian, TSL

Relacionados:

  1. Passiflora
  2. Crisântemo
  3. Girassol
  4. Stevia
  5. Moringa
  6. Caliptra
  7. Germinação
  8. Crescentia Cujete
  9. Apitoxina
  10. Amaranto