A beterraba é uma planta que procede do sul da Europa e do norte da África. Sua denominação científica é a Beta vulgaris.
Existem muitas variedades de beterraba: a vermelha grande, pequena maravilha, sangria, dourada, etc. As mais conhecidas são as de cor avermelhada que podem ser plantadas em grande escala ou em pequenas hortas.
A beterraba é um alimento muito apreciado entre as pessoas vegetarianas e veganas. É uma hortaliça rica em minerais e vitaminas C e D, como também muito valorizada para proporcionar energia ao organismo.
Pode ser consumida em forma de salada, cozida ou em sucos, embora mantenha melhor suas propriedades quando está crua. É recomendável cozinhar a beterraba com a própria pele e retirá-la antes de consumir. Quando se compra enlatada perde grande parte de suas propriedades.
Este vegetal necessita de um clima temperado para crescer sem problemas. Deve ser cultivado em solo fértil e com alto nível de minerais. Recomenda-se o cultivo em ambientes frescos e com abundância de água.
Do ponto de vista histórico, há certeza de que os romanos cultivavam e empregavam suas raízes para alimentar-se, como também para nutrir o gado. Foi a partir do século XVI que seu consumo começou a se popularizar em toda Europa. Após isso, descobriu-se que tinha importante fonte de açúcar (mais especificamente a sacarose) e por isso foi difundida nas fábricas de açúcar.
No século XIX, o cultivo da beterraba adquiriu grande relevância no comércio internacional, especialmente na França, foi aí que abriram várias escolas de química açucareira, inclusive com um número elevado de fábricas (até a metade do século XIX a produção de açúcar procedente da beterraba era superior ao açúcar produzido da cana).
Além de ser uma aliada para combater a anemia, a beterraba é eficaz contra as doenças cardiovasculares. Seu alto conteúdo de fibras a torna um alimento muito útil para favorecer a digestão, manter os níveis de açúcar no sangue e para diminuir os níveis de colesterol. Também combate a prisão de ventre e as hemorroidas. Tradicionalmente esta hortaliça é empregada para curar as doenças da bexiga e melhorar a função hepática.
As folhas da beterraba são uma fonte de vitamina A e suas raízes contêm vitamina C. Pelo fato de conter ácido fólico e vitamina B6 é importante para o crescimento dos tecidos e por este motivo é consumida por mulheres grávidas.
Suas excelentes propriedades fazem com que a beterraba seja um alimento altamente valorizado e tonificante em períodos de recuperação.
Foto: iStock, KM6064
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (dez., 2015). Conceito de Beterraba. Em https://conceitos.com/beterraba/. São Paulo, Brasil.