Conceito » Religião » Bar Mitzva

Bar Mitzva - Conceito, o que é, Significado

No judaísmo, acredita-se que um indivíduo do sexo masculino deixa de ser criança e se torna homem quando cumpre 13 anos. Esta idade não é escolhida por uma razão caprichosa, pois há referências escritas na Torá que indica os 13 anos como início da idade adulta para os homens. Para celebrar a passagem da infância à adolescência os judeus realizam o Bar Mitzva ou Bar Mitzvah.

Entendendo o significado e o valor do Bar Mitzva

Quando uma criança se torna homem significa que é uma pessoa adulta e que deve assumir a responsabilidade de suas ações. Portanto, antes dos 13 anos, os responsáveis pela criança são seus pais e a partir desta idade o jovem deve começar seu caminho como homem adulto, com seus deveres e obrigações.

De acordo com o calendário hebraico, a celebração começa na noite anterior e esta referência é o que determina o Bar Mitzva. Isto significa que o dia do décimo terceiro aniversário do jovem se baseia nas indicações do calendário judaico.

Antes do Bar Mitzva o jovem da religião judaica deve se preparar espiritualmente e praticar o ritual da cerimônia de sua maioria de idade. A partir deste dia, ele já pode estar integrado aos atos litúrgicos, por exemplo, a leitura da Torá na Sinagoga.

Um ritual de transição

Com o Bar Mitzva um jovem de 13 anos está declarando que a Torá vai se tornar seu guia espiritual. Pode-se dizer que com este ritual cada jovem inicia sua jornada como adulto e tudo o que envolve este acontecimento.

Em algumas comunidades existe o costume de cobrir a cabeça com a kippah e depois de ler alguma passagem bíblica ocorre uma festa entre os participantes do evento e o jovem recebe os cumprimentos e presentes por se tornar um membro adulto da comunidade judaica.

Na maioria das tradições culturais existe um ritual que expressa a passagem da infância para a idade adulta

Os jovens aborígenes australianos são enviados durante vários meses ao deserto para sobreviver por conta própria e quando superam esta prova são considerados como homens.

No mundo ocidental, algumas jovens comemoram os quinze anos com uma festa de gala que pretende simbolizar seu ingresso à vida adulta como mulher.

Imagem: Fotolia. Patrimonio

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: