Deveres - Conceito, o que é, Significado

Existem diferentes tipos de ocupações que envolvem uma aprendizagem em assumir novas responsabilidades ao longo da vida. Diante deste contexto, compromissos e orientações são apresentados para cumprir com as normas de convivência em sociedade e a construção da responsabilidade.

Esta é uma das razões pelas quais, mesmo na infância, os deveres, ou seja, as tarefas escolares têm uma função pedagógica, sendo um dos aspectos mais comuns para descrever este conceito.

Tarefas escolares

É por meio das tarefas que os professores enviam aos seus alunos para fazer em casa que as crianças assumem desafios conforme sua idade, são educadas pelo valor do esforço, colocam em prática sua constância, adquirem novos conhecimentos, administram o tempo e promovem sua própria autonomia. Evidentemente, estas atividades podem produzir sensações de todo tipo.

Por exemplo, a ideia de fazer os deveres durante o fim de semana pode causar preguiça diante da alternativa de descanso e lazer.

O objetivo das tarefas é reforçar o conhecimento dos conteúdos aprendidos em sala de aula através da realização de exercícios temáticos, onde os alunos podem praticar os conteúdos teóricos explicados durante a aula anterior.

Em alguns países, por exemplo, na Espanha, criou-se uma grande polêmica em relação aos deveres, já que alguns pais sentem que a lista de tarefas para as crianças realizarem é muito grande, não havendo tempo para brincar

No entanto, esta polêmica é curiosa já que no contexto educacional se potencializa o valor do estudo, para que as crianças, aos poucos, aprendam a rotina diária de dedicar uma parte do dia ou da semana para estudar. Seja na biblioteca ou em um local especialmente recomendado para tal fim.

A casa é também um local para fazer os deveres. Em uma mesa apropriada localizada em uma área bem iluminada, com um espaço para guardar o material acadêmico de consulta freqüente, por exemplo, o dicionário ou a enciclopédia.

Os pais não devem realizar as tarefas acadêmicas de seus filhos, pois são os alunos que têm de assumir este compromisso. O professor é uma autoridade de referência e mentor, portanto, determina as tarefas específicas relacionadas aos objetivos curriculares do curso.

Obrigações profissionais

No entanto, qualquer pessoa tem obrigações a partir da sua própria posição vital, por exemplo, no trabalho. Neste caso, a lista de tarefas que deve realizar o empregado está relacionada com o tipo de trabalho.

E o profissional para cumprir com sua obrigação e ganhar o salário mensal deve cumprir com tais objetivos. Na verdade, uma dispensa pode ser causada pela experiência repetida do não cumprimento da própria responsabilidade.

Imagem: Fotolia. VIGE

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: