Conceito » História » Autarquia

Autarquia - Conceito, o que é, Significado

Em todas as sociedades humanas existem dois grandes eixos que determinam o desenvolvimento de uma comunidade: a economia e a política. Do ponto de vista político e econômico foram colocados em prática diversos modelos: o sistema escravista, o sistema feudal e a economia mista surgida do capitalismo e da doutrina socialista. Um dos sistemas mais particulares foi a autarquia.

Caracteriza-se pelos seguintes traços: um claro componente nacionalista, um regime político isolado e rejeitado pela comunidade internacional e uma economia contrária à livre circulação de bens e capitais.

Em condições normais, nenhum país escolhe um sistema autárquico

Este modelo de sociedade está relacionado aos regimes totalitários ou aos países isolados do panorama internacional.

A premissa principal de um país autárquico é a seguinte: todos os recursos utilizados são extraídos em pró do país. Obviamente, isso traz uma consequência de grande impacto para a economia com o desaparecimento do comércio exterior. Em outras palavras, as exportações e as importações deixam de fazer parte da economia de um país.

Em certas ocasiões, alguns países decidiram tomar algum tipo de medida autárquica, como a imposição de tarifas e o controle rígido das fronteiras para bloquear a entrada de produtos estrangeiros.

O caso da Espana depois da guerra civil (1936 – 1939)

No período pós-guerra havia escassez de alimentos e isso favoreceu o mercado negro, também chamado de estraperlo na Espanha. O estado impôs um racionamento de comidas para garantir a sobrevivência da população. Por outro lado, durante esses anos houve um longo período de seca.

Neste contexto, o país se encontrava politicamente isolado porque a legitimidade do regime não era reconhecida internacionalmente. Foi impulsionada a partir do próprio estado um sistema autárquico que permitiu o autoabastecimento econômico e, desta maneira, não havia uma dependência econômica de outros países.

A autarquia à escala humana

Embora este termo seja normalmente aplicado à política econômica de alguns países, deve-se destacar que a autarquia é usada também para fazer referência a certas situações humanas. Deste modo, o autárquico é uma pessoa independente que não precisa da ajuda de ninguém. Este indivíduo se isola e evita ao máximo o contato com outras pessoas.

Imagem: Fotolia. Maxim_Kazmin

Relacionados:

  1. Capitalismo
  2. Sistema Socialista
  3. Sistema Econômico
  4. Fuga de Capitais
  5. Intervencionismo do Estado
  6. Superpotência
  7. Empresa Multinacional
  8. NAFTA
  9. Comunismo
  10. Ordoliberalismo