Um auditório é um recinto destinado a várias atividades. O público comparece a este local para contemplar uma expressão artística, como uma peça de teatro, uma apresentação de dança, uma peça musical ou um monólogo.
Do mesmo modo, este recinto está reservado a qualquer atividade que possa transmitir um conhecimento, como uma conferência, um debate ou um comício político. Atualmente, a maioria dos auditórios é multifuncional.
Os arquitetos que projetam um auditório devem pensar numa solução técnica efetiva para a questão da acústica. Neste sentido, o recinto deve estar livre de qualquer deficiência, como concentrações sonoras, ecos palpitantes ou ressonâncias. Arquitetonicamente, o auditório deve respeitar as leis de reflexão do som.
Do ponto de vista do público, é necessário que a percepção visual e auditiva seja correta.
O palco é a principal parte de um auditório, sendo que as demais dependências giram ao seu redor. Na terminologia especializada todo o espaço que integra um palco é conhecido como caixa cênica, associado à maquinaria teatral.
A capacidade do recinto é um fator determinante para o tipo de atividade a ser programado.
Obviamente, este tipo de espaço incorpora todas as medidas de segurança necessárias, especialmente as relacionadas à evacuação do público, caso ocorra uma emergência.
O anfiteatro, também conhecido como teatro grego clássico, consiste em três partes: o palco, o lugar destinado à orquestra e a arquibancada.
O teatro romano é uma nova versão do anfiteatro (o lugar destinado ao palco se reduz a um semicírculo).
Os primeiros teatros medievais estavam localizados nas igrejas e contavam com vários palcos, onde o público circulava por todos. Durante o Renascimento os auditórios recuperaram a abordagem cênica clássica.
No mundo anglo-saxão foi introduzido o teatro isabelino, uma construção de madeira dedicada a espetáculos ao ar livre.
Nos séculos XVIII e XIX, os teatros incorporaram novas técnicas de iluminação. Atualmente, os auditórios são espaços multiusos e não se limitam exclusivamente ao mundo teatral.
Imagem: Fotolia. weerapat1003
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jan., 2018). Conceito de Auditório. Em https://conceitos.com/auditorio/. São Paulo, Brasil.