Áudio - Conceito, o que é, Significado

Percebemos os sons porque temos capacidade auditiva. O tipo de sinal sonoro que nosso ouvido percebe é analógico e recebe a denominação de áudio. O que percebemos ao ouvir, ou seja, o som, é originado pela vibração do ar, sendo o tom a medida alta ou baixa de cada som e a quantidade de vibrações é a frequência.

O áudio como sistema de sinal analógico pode ser empregado para ampliar o som nos autofalantes ou para escutar música com fones de ouvido

Existem vários tipos de dispositivos e o componente auditivo é um elemento essencial. Na verdade, nos últimos anos, a tecnologia destinada à audição tem transformado o sinal de áudio analógico eu um sinal digital. Este processo de digitalização ou de conversão de sinais permite que se possa escutar música nos computadores.

Por outro lado, o áudio é também um sistema de gravação ou reprodução de som. Um dos mais populares é o podcast (abreviatura de podcasting) que se apresenta em formato MP3 no caso da gravação de podcast ser exclusivamente para áudio.

Muitas vezes, o termo áudio é um elemento de um termo composto

Neste sentido, vale a pena fazer uma breve trajetória por diversos conceitos. Existem os audiolivros, ou seja, livros que servem para ser escutados e não lidos (algo muito útil para as pessoas cegas). O podcasting já mencionado é também conhecido como audioblog, uma vez que permite combinar o texto com informação auditiva. Em relação à informação e à comunicação é bem comum o uso do termo audiovisual. Neste sentido, na área acadêmica atual, são realizados estudos em técnicas audiovisuais, que incluem disciplinas como cinema, rádio, televisão, montagem de espetáculos, etc.

No meio televisivo é de grande importância medir a audiência (o número de espectadores que seguem um programa em determinado momento), do qual existe a audímetro, ou seja, aparelho conectado à televisão para conhecer a estatística das preferências dos espectadores.

Através dos exemplos mencionados, pode-se destacar que o conceito áudio é chave para entender a complexidade dos meios de comunicação. E é totalmente lógico que seja assim, pois nossa informação tem duas vias ou fontes: aquela que se vê e a que se ouve. Se nossos ouvidos não captassem as ondas sonoras por algum motivo, estaríamos diante de um mundo inaudível e, consequentemente, a comunicação humana estaria em silêncio.

Imagem: iStock. Cesar Okada

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: