O termo AINE é usado para referir-se aos fármacos conhecidos como anti-inflamatórios não esteroides. Constituem um grupo muito amplo de medicamentos de uso frequente que compartem efeitos farmacológicos similares.
Estes fármacos incluem medicamentos muitos utilizados como o Ibuprofeno, Diclofenaco sódico, Diclofenaco de potássio, Cetoprofeno, Nimesulida, Aceclofenaco, Meloxicam, Piroxicam, Indometacina, entre outros.
Estes medicamentos são muitos utilizados, porém possuem três indicações essenciais, entre as quais podemos citar:
Alivio da dor: os AINES são potentes analgésicos especialmente quando a dor vem acompanhada de inflamação.
Tratamento da inflamação: os AINES são medicamentos cujo principal mecanismo de ação é combater a inflamação, processo que se caracteriza por quatro manifestações básicas tais como dor, aumento do volume, vermelhidão e aumento da temperatura. Os AINES variam em potência e duração do efeito anti-inflamatório, o que faz com que alguns processos sejam preferíveis em relação a outros.
Tratamento da febre: os AINES são medicamentos eficazes para diminuir a temperatura corporal em caso de febre especialmente o ibuprofeno, o diclofenaco de potássio e o nimesulide, no entanto, seu uso generalizado não é recomendado já que seus efeitos adversos podem complicar o curso das infecções por meio de alguns vírus.
O uso dos AINES está associado a um grande número de efeitos adversos e por isso devem ser usados com precaução. Estes efeitos incluem:
– Alteração da função plaquetária
Estes medicamentos produzem certas alterações químicas que fazem com que as plaquetas percam sua capacidade de agregar com a finalidade de formar trombos necessários para deter as hemorragias; isso faz com que o uso desses fármacos esteja associado a um maior risco de sangramento, no caso de infecções por vírus que tenham efeitos sobre as plaquetas, como é o caso da dengue. Da mesma forma explica-se o fato da tendência de desenvolver manchas roxas na pele quando se usam estes fármacos.
– Alteração da função renal
O uso destes medicamentos por tempo prolongado está associado ao comprometimento da função renal que pode chegar a elevar a pressão arterial, por esta razão deve haver um cuidado especial com as pessoas portadoras de hipertensão arterial.
– Alergia
Um dos grupos de medicamento que mais se relaciona com o desenvolvimento de alergias são os AINES, neste caso é importante optar por outro tipo de medicamento para combater a dor e a febre. Em certas ocasiões a alergia ocorre apenas com um tipo de AINE e o paciente pode usar de forma segura os demais.
– Desconforto gástrico
Estes medicamentos afetam a produção das substâncias chamadas prostaglandinas, estas que têm o efeito de proteger o estômago, por esta razão os AINES causam a gastrite e podem levar ao desenvolvimento de erosões da mucosa do gástrico ocasionando hemorragias digestivas.
Foto: iStock, skynesher
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (nov., 2015). Conceito de AINE. Em https://conceitos.com/aine/. São Paulo, Brasil.