Dengue - Conceito, o que é, Significado

A dengue é uma doença viral do tipo infecciosa. Os primeiros sintomas mais marcantes são a febre e um mal-estar generalizado. Inicialmente pode ser confundida com uma gripe normal. Entretanto podem aparecer posteriormente outros sintomas, tais como: dor muscular, articular e abdominal, além de vômitos.

Na maioria dos casos, esta é uma doença benigna (em alguns países é conhecida como quebra-ossos), embora exista outro tipo, a dengue hemorrágica, que pode ser mortal.

A dengue é transmitida através de um mosquito, o Aedes aegypti, que originariamente vem das áreas rurais da África

Este mosquito se encontra em todos os países tropicais e em qualquer área abaixo dos 2200m de altitude, tanto em zonas rurais como urbanas. Este mosquito é o causador da dengue e em nenhum caso é transmitido de pessoa para pessoa. O processo de transmissão da doença é simples: o mosquito pica uma pessoa já infectada com a dengue e logo pica outra pessoa transmitindo o vírus.

Por não haver a criação de uma vacina contra a dengue, os médicos enfatizam a sua prevenção. A primeira medida é eliminar todos os possíveis focos de criação do Aedes aegypti (principalmente nos recipientes de água tanto no interior como no exterior dos lares). Por outro lado, é recomendável utilizar mosquiteiros e repelentes na hora de dormir, desinfetar si necessário e colocar roupas adequadas. Entretanto, tão importante como a prevenção é a preparação dos centros de saúde e o conhecimento médico para evitar os casos de mortalidade (é necessário reservas de sangue e recursos médicos avançados).

Dados importantes

Atualmente não há uma vacina. Estima-se que futuramente, não muito distante, poderá haver uma vacina e calcula-se que seu custo será de aproximadamente 300 milhões de dólares.

dengue-2Recentemente a história tem registrado vários casos de epidemias: em Cuba em 1981, em El Salvador em 2000 e no Rio de Janeiro em 2002. Do ponto de vista médico, as estratégias de saúde adotadas em cada situação de epidemia tiveram resultados úteis para combater esta doença.

Ao manifestar-se nas áreas tropicais do planeta, a dengue afeta potencialmente em torno de 2.500 milhões de habitantes.

No ano de 2012, o conjunto dos países da América Central contabilizou mais de 27.000 casos de dengue.

Imagens: iStock. Noppharat05081977 / Lcosmo

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: