Adaptação - Conceito, o que é, Significado

AdaptacaoA adaptação é a qualidade de acomodar-se a uma determinada situação. O homem é um ser eminentemente adaptativo.

Do ponto de vista físico, os seres humanos são capazes de adaptar-se a qualquer tipo de alimentação, de fato, são seres onívoros. Em relação ao clima, podemos viver em áreas de calor extremo ou então de frio intenso. As condições de vida em geral são muito variadas. Esta peculiaridade do ser humano o torna um animal de grande plasticidade, porque as pessoas não são obrigadas a viver em um habitat específico como acontece com a maioria dos seres vivos.

Há certos elementos que interferem em nossa capacidade de acomodação: a curiosidade, o instinto de sobrevivência, o desejo de superação e, de maneira especial, a inteligência.

Obviamente, nossa adaptação é um processo que se consolidou ao longo da evolução. Durante milhares de anos, foram incorporadas técnicas para que as pessoas se habituem a todo tipo de situação. A intervenção do fogo, da roda, da matemática e da agricultura são criações humanas que dão resposta a certas necessidades. É a inteligência do homem e sua capacidade de resolver problemas que permite sua adaptação com relativa facilidade.

As mudanças tecnológicas e sociais provocam novas estratégias para que o homem não fique perdido ou deslocado. De certa maneira, a vida é uma mudança constante, que faz com que os indivíduos procurem certa acomodação devido às circunstancias que surgem de momento.

Não se deve pensar que a adaptação é algo imediato e fácil de realizar. Em geral, é necessário superar o período de transição, como também o antigo sistema, e assim começar uma familiarização paulatina com o novo modelo. Por exemplo, como acontece com as crianças pequenas, quando deixam de ficar com seus pais e começam a frequentar o colégio ocorre uma fase de dificuldade. Durante um tempo costumam chorar e a manifestar rejeição às aulas e a esta nova situação. Trata-se de um período normalmente breve, pois rapidamente elas se habituam à mudança.

Na velhice, geralmente, a capacidade de adaptação diminui, embora cada caso seja um caso. Há pessoas que mantêm sua curiosidade e não apresentam sérias dificuldades em aprender coisas novas.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: