Conceito de Persuasão

Gemma Alvarado | Agosto 2023
Lic. em Psicologia. Mestre em Humanidades

A persuasão é um processo em que uma ou mais pessoas podem ser convencidas por meio de argumentos convincentes a fazer ou validar as informações que estão sendo enviadas. Embora tenha um impacto altamente psicológico, também tem um fator determinante dentro da comunicação.

Por que a persuasão é importante no nosso dia a dia

A persuasão é uma ótima ferramenta não apenas pela possibilidade de poder convencer uma pessoa de uma ideia, mas também porque, no melhor dos casos, pode provocar uma mudança de atitude na pessoa que recebe a mensagem ou ideia. O ato de persuadir uma pessoa pode ser muito útil para alcançar um nível de compreensão mútua e colaboração na realização de uma tarefa comum, tomando uma decisão conjunta ou dissuadindo uma pessoa de cometer um ato errado. Esses exemplos indicam que a persuasão chega diariamente como forma de comunicar e transmitir determinada mensagem de forma convincente.

Elementos dentro do processo de persuasão

PersuasaoPara entender melhor como funciona a persuasão, é necessário entender detalhadamente como ela é acionada, para isso é necessário entender que existe uma série de elementos-chave e que são indicados a seguir:

I. Emissor: É a fonte de informação da mensagem. O emissor não deve apenas ter a informação, depende de certas características de sua pessoa para que em primeira instância este elemento possa ser contundente no processo de persuasão. Traços de personalidade como atratividade, carisma, liderança, poder e potência na entrega da mensagem são aspectos que jogam a favor do remetente na hora de entregar a mensagem. A credibilidade reside no fato de a mensagem ser transmitida com bastante firmeza e argumentos convincentes. Também é importante transmitir com clareza, seja visualmente, auditivamente, etc. Se o emissor tiver clareza sobre os canais de comunicação que vai utilizar, isso indica uma entrega correta da mensagem.

II. Mensagem: Neste caso, o conteúdo deve ter organização, clareza e simplicidade, para garantir que a ideia seja clara para qualquer pessoa independente de suas condições. No fundo, a mensagem deve ser racional, ter argumentos precisos que, embora sejam passíveis de discussão, os argumentos a favor sejam contundentes para garantir a eficácia da mensagem.

III. Receptor: Em geral, este elemento é um dos mais subestimados dos 3 que foram mencionados neste texto. Em geral, existem associações quanto ao nível de inteligência, graus de estudos ou autoestima a que se associa uma maior propensão a ser facilmente persuadido. No entanto, a qualidade da recepção de uma mensagem encontra-se em um processo mais complexo. Obviamente, é necessário levar em consideração as características da pessoa ou pessoas que receptoras: idade, nível de estudos, nível de crenças, autoestima, facilidade de suscetibilidade, escala de valores, etc. Isso permite aferir quem está tentando convencer e sob quais argumentos, mais racionais ou apelar para argumentos emocionais. Mas também é importante acrescentar a tudo isso o contexto em que a mensagem está sendo entregue ao receptor, pois aspectos como ruído, clima, desconforto fisiológico, entre outros, afetam muito a eficácia da persuasão.

Como se pôde analisar, o processo parece simples, mas seus três elementos principais dependem por sua vez de muitos outros fatores sobre os quais incide o desempenho correto de convencer outra pessoa a aceitar a informação. A persuasão bem executada é de grande valia em diferentes ambientes e grupos, pois permite inserir uma mensagem que muitas vezes requer a união de muitas pessoas para materializar uma ideia.

Além disso, um correto processo de persuasão requer um alto nível de empatia por parte do remetente para poder se conectar inicialmente com o destinatário e não depender deste último ter um alto nível de suscetibilidade às mensagens. Por vezes o remetente foca-se apenas no seu poder de convencimento ou no poder da sua mensagem, mas o destinatário é sem dúvida o elemento mais importante do processo e saber chegar ao destinatário é um dos pontos chave para conseguir um processo de persuasão de sucesso. Quando o remetente tem clareza de para quem ele pretende entregar uma mensagem e porque espera que essa pessoa a aceite, é muito possível que o processo de persuasão seja muito mais simples para o remetente.

A persuasão demonstra a capacidade do ser humano de convencer ao outro através da transmissão de uma mensagem mostrando que a comunicação entre as partes foi receptiva. Na história, muitos grandes eventos sociais e políticos foram desencadeados por esse processo.

Imagem: iStock. Izabela Habur

Artigo de: Gemma Alvarado. Licenciada em Psicologia. Mestre em Humanidades pela Universidade Autônoma do Estado de México.

Referencia autoral (APA): Alvarado, G.. (Agosto 2023). Conceito de Persuasão. Editora Conceitos. Em https://conceitos.com/persuasao/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre