Epifania - Conceito, o que é, Significado

A palavra epifania é de origem grega e etimologicamente significa conhecimento ou manifestação. Trata-se de um conceito relacionado ao Cristianismo e na Bíblia é empregado para referir as formas que Deus se revela aos homens.

Um termo bíblico fundamental para entender a relação entre Deus e os homens

Deus não se revela de maneira direta e explícita, mas recorre a mensagens, a terceiros e a seu próprio filho (Jesus Cristo). Desta maneira, Deus é conhecido através da presença de Cristo entre os homens.

A epifania também se manifesta quando Deus envia um anjo para comunicar uma mensagem aos homens; isso aconteceu com os arcanjos Gabriel, Miguel e Rafael que no Cristianismo são considerados divindades próximas de Deus, como também aos mensageiros divinos. No plano da fé cristã, São Gabriel é o arcanjo que anunciou a Maria que ela iria ser a mãe de Jesus (este episódio é conhecido como a Anunciação).

O dia da epifania

Em 6 de janeiro se comemora o dia dos Reis Magos, também conhecido como o dia da Epifania. O evangelho de São Mateus (mais especificamente no capítulo 2, versículo de 1 a 12) mostra a adoração de Cristo por parte dos Reis Magos do Oriente, aqueles que guiados por uma estrela se dirigiram até o lugar onde havia nascido o filho de Deus.

Segundo conta o relato bíblico, quando Herodes teve notícias do nascimento de Cristo, o mesmo teve medo de perder seu poder e ordenou matar a todas as crianças menores de dois anos, entre as quais estaria o Messias. A Sagrada Família fugiu para o Egito e conseguiu se salvar, assim como outras famílias esconderam seus filhos em vasos para salvar suas vidas. Desde então, no dia 6 de janeiro, os judeus comiam pão ácido e escondiam um boneco de barro para recordar este acontecimento. Os primeiros cristãos recorreram a esta tradição junto com a visita do Reis Magos à celebração da epifania (momento do conhecimento de Jesus Cristo).

O costume de dar presentes a crianças no dia 6 de janeiro tem relação com a comemoração da generosidade dos Reis Magos ao adorar o recém-nascido Jesus Cristo. Como complemento gastronômico a esta celebração, em muitos lares são servidas as famosas “roscas de reis”, estas que têm forma circular para simbolizar o amor eterno de Deus e que não tem início nem fim.

Foto: iStock, razyph

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: