Deflação - Conceito, o que é, Significado

DeflacaoDeflação é um termo relacionado à economia e que se contrasta ao conceito inflação. Consiste em um processo de constante baixa no índice dos preços dentro do conjunto de bens e serviços. Isto significa que não se trata de uma série de produtos que diminuem o preço, mas de uma tendência geral em relação ao índice de preços. Em outras palavras, a inflação negativa ocorre quando há uma diminuição conjuntural, enquanto que a deflação é um fenômeno profundo e contínuo no tempo.

Por que acontece este fenômeno e como pode ser medido?

A principal cauda da deflação é o avanço do processo tecnológico, circunstância que pode ocasionar uma redução nos preços dos bens e serviços. Para medir a deflação é usada uma série de parâmetros econômicos, mais particularmente o IPC ou Índice de Preços ao Consumo. Por outro lado, para medir a deflação é usada uma comparação dos preços com outros períodos de tempo.

As principais consequências

Aparentemente uma redução dos níveis de preço pode ser interpretada como uma questão positiva para o conjunto da população de um país. Entretanto, na realidade, a deflação é algo perigoso para a economia. Assim, uma linha deflacionista envolve uma série de consequências:

1) Quando ocorre uma oferta excessiva isso se traduz no aumento do estoque dos depósitos das empresas, assim, para reduzir estes estoques os preços são baixados e diminui a margem de benefício dos produtos.

2) O parágrafo anterior estabelece uma redução na produção e isso implica na redução do quadro de trabalhadores.

3) Como consequência do parágrafo 1 e 2 ocorre um aumento das taxas de desemprego, portanto há uma redução da renda disponível dos assalariados.

Estas três consequências tem por sua vez outras repercussões negativas, como a diminuição da demanda, tanto do consumo como do investimento por parte das empresas, assim as mesmas se encontram no dilema entre reduzir a produção e ao não investimento.

Uma tendência na economia em relação à deflação pode acabar em um colapso da atividade econômica em seu conjunto.

Deflacao-2Os especialistas em economia alertam que, por outro lado, a deflação não estimula o consumo, já que o consumidor deixa de consumir à espera que os produtos ou serviços continuem baixando no futuro.

A inflação também é negativa para a economia

A inflação é um aumento de preços dos bens e serviços, algo que afeta os consumidores, já que a renda disponível não é suficiente para cobrir as necessidades básicas. Desta maneira, o mais lógico para uma economia é que haja uma inflação baixa e esteja controlada pela intervenção do banco central.

Imagens: iStock. alashi

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: