Vivência - Conceito, o que é, Significado

O termo vivência se refere a uma experiência de vida que deixa marcas em uma pessoa de maneira duradoura. As vivências podem ser das mais variadas e dos campos mais diversos, mas se caracterizam através da aprendizagem que deixam de maneira profunda. Na verdade, sua importância em muitas correntes da psicologia se baseia no fato de realizar uma análise destas experiências para determinar algumas razões do comportamento atual de um determinado paciente. Quando se consegue uma terapia satisfatória, a pessoa costuma reelaborar estas situações de tal forma que sejam positivas e lhes ajudem em suas situações cotidianas em vez de ser um obstáculo para um desenvolvimento posterior.

O ser humano por ser capaz de aprender sempre, ao receber uma informação do mundo, reflete e repensa a respeito. Algumas destas aprendizagens são realizadas de forma supérflua e de outras mais profundas. Assim, por exemplo, a aprendizagem obtida em uma leitura tem menos impacto que uma conquistada numa situação traumática. Na mesma ordem, um conjunto de experiências prazerosas deixa uma marca maior do que uma simples leitura ou explicação.

Estas circunstâncias se devem principalmente pelo fato de uma vivência envolver, além do plano lógico e racional, um plano mais emotivo e primitivo do homem. Na verdade, quando estabelecemos um paralelo com os animais, os mesmos carecem de raciocínio, porém são capazes de aprender, especialmente os mamíferos. Assim, tanto os animais como o homem estabelecem reflexões diante de certas experiências, uma forma básica de associar acontecimentos e realizar uma espécie de aprendizagem. Neste sentido, as famosas experiências de Pavlov e seu cachorro podem garantir um bom exemplo destas relações entre estímulos e respostas; na qual através destas experiências foi comprovado que um cachorro não saliva apenas diante da presença de comida, mas também diante da pessoa que o alimenta ou de situações relacionadas ao fato.

Se observarmos nosso dia a dia, poderemos perceber que esta valorização das vivências como aprendizagem está fortemente presente em muitas situações. Na verdade, no mercado de trabalho, a experiência em um determinado ramo ou área é tão valorizada ou mais do que uma simples aprendizagem formal em um estabelecimento educativo. Este fato se baseia pelo fato de que a aprendizagem obtida através da experiência garante um melhor desempenho nas tarefas a cumprir.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: