Conceito » História » História de Vida

História de Vida - Conceito, o que é, Significado

Como seu próprio nome indica, a história de vida é um relato pessoal sobre sua própria existência. Em outras palavras, trata-se de um testemunho oferecido por um indivíduo em relação às suas vivências pessoais. Este tipo de relato pode ser feito por escrito ou de forma oral. O conceito história de vida é equivalente a outros como biografia, autobiografia ou memórias.

Uma ferramenta de pesquisa nas ciências sociais

Certos relatos pessoais têm um interesse particular para historiadores, antropólogos ou psicólogos. Seu interesse não consiste na história da própria vida, mas sim por ser um modelo paradigmático de um período histórico, uma forma de viver ou entender melhor a uma patologia mental. Neste sentido, a história de vida de um albino na Tanzânia é um relato que traz informações úteis sobre as pessoas com esta doença genética e sua realidade social.

Qualquer narração autobiográfica possui elementos úteis para um pesquisador. Por esta razão, existe o termo psicobiografia ou psico-história, pois ambos se referem à conexão entre as experiências particulares e as ideias gerais de uma época.

Na tradição literária existem as chamadas biografias psicanalíticas, na qual a vida de certos personagens famosos é abordada do ponto de vista da psicanálise.

Independentemente do formato de uma história de vida, o relato das experiências pessoais de um indivíduo serve para conhecer uma visão da realidade. Nesta visão há dados objetivos (datas e acontecimentos) e também avaliações subjetivas ou descrições sobre a vida cotidiana.

A história de vida de Ana Frank

O Diário de Anne Frank é um livro autobiográfico que conta uma história de vida que permitiu compreender a perseguição dos judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Em sua origem trata do diário pessoal de Anne Frank, uma adolescente judaica, que conta como era sua vida em um sótão junto de sua família e de alguns conhecidos que ficavam escondidos por medo de serem capturados pelos nazistas.

Depois de dois anos vivendo escondida, todos foram enviados para um campo de concentração. Anne Frank morreu aos 15 anos no campo de Bergen-Belsen. O pai de Anne Frank sobreviveu e após o término da Segunda Guerra Mundial recuperou o diário de sua filha para que pudesse ser publicado.

A história de vida de Anne Frank é mais do que um simples diário de uma adolescente. Em suas páginas o leitor encontra um testemunho pessoal sobre uma realidade que afetou milhões de judeus na Europa. Deve-se destacar, além disso, que Anne Frank tinha plena consciência do que poderia significar seu diário para as gerações futuras.

Imagem: Fotolia. azrisuratmin

Relacionados:

  1. Biografia Não Autorizada
  2. Relato Histórico
  3. Texto Narrativo
  4. Conto Fantástico
  5. Crônica
  6. Biografia
  7. Projeto de Vida
  8. Doença
  9. A Chorona
  10. Matriarcado