Conceito » Tecnologia » Usinagem

Usinagem - Conceito, o que é, Significado

O processo de usinagem se refere a várias técnicas de transformação industrial de metais. Neste sentido, trata-se de um processo que faz parte do setor de metal e mecânica.

A principal ideia da usinagem consiste em converter um pedaço de metal em uma peça industrial. Para isso são realizadas operações onde se elimina e modifica o material. Assim, um lingote ou uma barra de metal pode ser alterado utilizando alguma técnica, como a usinagem ou abrasão. Com este sistema as peças são produzidas com todo tipo de tamanho, formas e funções.

Diferentes formas de automatizar um metal

Para o arranque de aparas nos metal são utilizadas ferramentas como torno paralelo, fresadora, torno e usinagem electrolítica. A máquina mais tradicional neste setor é o torno paralelo.

A usinagem helicoidal é uma técnica destinada a fabricar objetos com forma helicoidal, como saca-rolhas, brocas, fresas ou ferramentas dentadas.

A usinagem abrasiva consiste no desgaste das peças metálicas que não foram fundidas, como é o caso do aço forjado e outros tipos de soldas.

A história da usinagem se remonta à Idade da Pedra

As primeiras ferramentas de pedra foram obtidas esculpindo ou polindo, desta maneira eram fabricadas as pontas de lança, os ornamentos e flechas. Quando o ser humano abandonou o nomadismo e introduziu a agricultura começaram a fabricar utensílios através do cozimento.

Na denominada idade dos metais iniciaram as técnicas de fundição do metal, especialmente o cobre. Após a revolução industrial, no século XVIII, houve um salto significativo no processo de usinagem.

A invenção de máquina a vapor e novas energias permitiram o posterior desenvolvimento da indústria do aço. Apesar dos avanços científicos inegáveis, as diferentes técnicas de usinagem permaneceram as mesmas: esculpir, cortar, perfurar e tornear materiais.

Em resumo, as diversas máquinas e ferramentas utilizadas na usinagem evitam o esforço humano e permitem criar todo tipo de peças.

Um simples parafuso

Alguns parafusos podem suportar várias toneladas de peso, como ocorre com as pontes metálicas ou turbinas eólicas. A maioria é feita de liga de aço reforçado e carbono e em seguida são tratados com calor para tornar-se materiais resistentes. Para conseguir um parafuso são utilizados vários processos de usinagem. Entre eles podemos destacar o forjamento a frio ou em filetes para formar a rosca.

Imagem: Fotolia. ctvvelve

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: