O termo totalidade se refere ao total. Quando se diz que algo é total significa que se caracteriza por ser ou apresentar-se de maneira completa ou geral. Por exemplo: “A grave convocada pelos trabalhadores é total”. Quem lê esta manchete em um jornal não tem conhecimento nem dimensão sobre o tamanho da greve pretendida e que afetará toda a população devido à força de sua totalidade.
Por acaso, quando utilizamos o conceito de totalidade ou total significa que todas as questões e aspectos ligados ou relacionados a uma realidade ou fato estão envolvidos nesse contexto. Sendo assim, todos os componentes estão envolvidos e ninguém fica fora do acontecimento.
Por outro lado, a palavra totalidade se refere ao conjunto de indivíduos ou objetos que integram determinada classe ou espécie. A totalidade dos seres vivos respira. A totalidade das decisões marca o novo caminho da empresa.
Na matemática, o termo total é extremamente utilizado, pois determina o resultado de uma operação matemática: da soma, da subtração, da divisão e da multiplicação. Desta forma, 4 é o total da soma de 2 + 2; e 12 e o total da multiplicação de 3 x 4.
Este uso no campo da matemática que acabamos de ver é muito presente em nosso dia a dia, uma vez que todas as atividades e tarefas envolvem essas operações de soma, subtração, divisão e multiplicação. Quando compramos vários produtos em um supermercado, o caixa vai somando o preço de cada produto e no final nos apresenta a conta com a totalidade que devemos pagar.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (set., 2014). Conceito de Totalidade. Em https://conceitos.com/totalidade/. São Paulo, Brasil.