O teatro é sem dúvida uma das artes e espetáculos mais relevantes da história artística da humanidade. Desde os tempos mais antigos trata de divertir e levar cultura às diversas comunidades.
Enquanto isso, dentro desse vasto universo, há vários gêneros e propostas originais, como é o caso particular do teatro de sobras.
A característica que se distingue desse tipo de proposta teatral é a criação de efeitos visuais através da utilização de uma fonte de iluminação poderosa que se projeta sobre uma superfície lisa e branca, a mais usual é sobre uma tela e uma parede. A partir dessas condições, os artistas envolvidos no espetáculo tratam de representar a história em questão sobre essa tela fazendo uso de suas mãos e demais partes do corpo.
De qualquer forma, podemos dizer que são as mãos, os intérpretes por excelência desse teatro, pois são através delas que é possível criar figuras de todos os tipos e que serão os personagens da história.
Porém esta proposta não é algo contemporâneo nem mesmo muito moderno, uma vez que a realidade dessa proposta vem de longa data e foi justamente o homem pré-histórico que descobriu por acaso dentro de sua permanência nas cavernas. Foi ali que descobriu após acender o fogo que poderia fazer sombras com o próprio fogo e que isso não servia apenas para divertir, mas também por atribuir um registro mágico e ritual, entre outras questões.
Obviamente com o passar do tempo esta proposta evoluiu, ou seja, foram incorporados novos elementos para sua prática principalmente com uma intenção artística. Por exemplo, o fogo é substituído pela luz e a parede da caverna por uma parede branca e lisa, no entanto, deve-se destacar a ideia original, a essência imposta pelos homens das cavernas.
Imagem: iStock, Alan Lagadu
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jan., 2016). Conceito de Teatro de Sombras. Em https://conceitos.com/teatro-de-sombras/. São Paulo, Brasil.