Conceito » Ciência » Geodésia

Geodésia - Conceito, o que é, Significado

A Geodésia é uma disciplina científica que estuda as dimensões e a forma da Terra. Neste sentido, é similar à topografia, mas há uma diferença significativa entre ambas, pois a topografia é realizada em um território específico e à pequena escala; já a geodésia aborda a medição terrestre em grandes extensões. Por este motivo, pode-se dizer que quando acaba a topografia começa a geodésia.

A origem remota e o objeto de estudo

No século III a. C o grego Eratóstenes calculou o comprimento aproximado do Equador através da medição de ângulos de sombras e outras medições solares. Outros cientistas gregos começaram a medir o tamanho aproximado da Terra e sua forma, assim como a distância em relação ao Sol e aos primeiros mapas terrestres. Por tudo isso, considera-se que a geodésia é uma das ciências mais antigas idealizadas pelo ser humano.

Pode-se afirmar que esta disciplina está preocupada em definir onde estão os territórios do nosso planeta e por este motivo são elaboradas as medições terrestres. Estas medições estabelecem a localização dos continentes em outras eras geológicas e, simultaneamente, seu movimento. Por outro lado, de acordo com as medições geodésicas foi possível determinar que a Terra não é uma esfera perfeita, mas ligeiramente mais larga no centro.

Nos estudos geodésicos há vários aspectos técnicos fundamentais:

1) a análise geométrica que foca o estudo da superfície terrestre;

2) o conjunto de parâmetros que servem para estabelecer um sistema de coordenadas, conhecido como datum geodésico;

3) os sistemas de referência universal que são utilizados por todas as nações.

Desde o início da década de 1990 a geodésia conta com uma ferramenta de grande utilidade, o Sistema de Posicionamento Global, mais conhecido por suas siglas GPS. Este sistema tecnológico é uma síntese de todo o conhecimento científico da geodésia.

A partir dos pontos de referência do espaço, os estudos geodésicos permitem determinar a latitude e a longitude de qualquer posição, sendo este dado determinante para a navegação

O conhecimento da estrutura geográfica de uma região é imprescindível para a construção de ferrovias, estradas ou túneis.

Com a incorporação dos dados fornecidos pelos satélites já é possível observar as mudanças na crosta terrestre, a duração exata dos dias e como se movimentam as marés.

Imagem: Fotolia. Nikolay

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: